Galileu Galilei - 445º Aniversário do seu nascimento

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


Físico, matemático e astrónomo italiano. Galileu Galilei foi o inventor da luneta para observação dos astros celestes, e da marcação de tempo através de um pêndulo. No final de sua vida, renegou às suas descobertas sob a ameaça de excomunhão e morte pela igreja.

A 15 de Fevereiro de 1564, Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália.

Foi responsável por fundamentar cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico e da sistematização da mecânica como ciência.

Também em 1583, descobriu as leis do pêndulo e criou a primeira forma fiável para se contar o tempo.

Iniciou o curso de Medicina na Universidade de Pisa, mas abandonou-o para estudar Geometria e Física.

Em 1585, deixou a cidade natal para dar aulas de Matemática em Florença. Em 1589, foi nomeado para o cargo de professor de Matemática da Universidade de Pisa. Três anos depois, foi convidado para a cátedra na Universidade de Pádua, onde permaneceu até 1609.

Foi o primeiro astrónomo a construir e usar uma luneta para observar os corpos celestes. Voltou a Pisa, em 1610, para trabalhar como matemático na Universidade. No mesmo ano, registou a presença de mares, crateras e montanhas na Lua.

Publicou a História e Demonstração em Torno das Manchas Solares (1613) e descobriu os quatro satélites de Júpiter – prova de que alguns corpos celestes são capazes de orbitar outros astros. Observou que Vénus tem as mesmas fases da Lua. Concluiu que o planeta, assim como a Terra, também orbita o Sol. Observou também os anéis de Saturno apesar do seu aparelho não permitir uma boa resolução.

Galileu aceitava, e defendia publicamente, a teoria postulada por Nicolau Copérnico de que o Sol, e não a Terra, era o centro de nosso Sistema Solar. Em 1616, a Igreja Católica, que sustentava a visão oposta (ou seja, que o centro era a Terra), proibiu que Galileu divulgasse ou ensinasse suas ideias.

Em 1632, numa atitude desafiante, publicou o seu "Diálogo sobre os Dois Maiores Sistemas do Universo", o que atraiu a ira da Igreja. Colocado num tipo de prisão domiciliar, Galileu viveu o resto de sua vida perto de Florença investigando os céus.

Em 1633, sob ameaça de excomunhão e morte pela Igreja, renegou formalmente as suas teses apoiadas nas suas descobertas.

Morre a 8 de Janeiro de 1642. Estava quase cego por observar as manchas solares sem uma protecção nos olhos. Trezentos e cinquenta anos mais tarde – em 31 de Outubro de 1992 - Foi redimido pela Igreja Católica e as suas teorias foram reconhecidas formalmente pelo papa João Paulo II.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início