Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte - Comunicado à imprensa

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte


Sede: Rua de Santa Maria, 940 - 4535 400 SANTA MARIA DE LAMAS


Telefones: 227442042 - Fax: 227451727


Delegação: Rua do Calvário, nº 861 , 4535 061 LOUROSA - Telef.: 227447201


















AOS TRABALHADORES CORTICEIROS.
AO POVO DO CONCELHO DE SANTA MARIA DA FEIRA.


O sector corticeiro, foi durante muitos anos fonte de grandes lucros e de acumulação de colossais fortunas fundamentalmente à custa do nosso trabalho, dos baixos direitos e da discriminação.
Agora que se está a agravar a situação económica do país, da qual os trabalhadores não têm qualquer responsabilidade, muitos patrões não estão a assumir, como devem, as suas responsabilidades sociais.
Na verdade, ao contrário de disporem dos lucros acumulados à custa da produção, para partilharem das dificuldades e assumirem o emprego e os salários de tristeza, o que alguns estão a fazer é aproveitar-se das dificuldades para continuar a despedir, cortar direitos e a tentar sacar ainda mais do Estado e da Segurança Social, com total indiferença pelos dramas sociais que criam às famílias dos trabalhadores.
Hoje, nenhum trabalhador está livre de ser confrontado com a realidade e/ ou com o seu aproveitamento. A acção e a luta empresa a empresa contínua a ser o caminho, mas é insuficiente para resistir enfrentar o patronato e impedir consequências sociais ainda mais dramáticas.
Hoje, e enquanto é tempo, do que precisamos é de um forte e unido movimento de trabalhadores e popular do Concelho, para confrontar o patronato sem escrúpulos e sem sensibilidade social, bem como o poder política com esta realidade, para que a família de cada um e de todos, não caiam na miséria.
«…Impõe-se aos Feirenses de hoje com a força das suas tradições, o poder da sua gente empreendedora, com justa aplicação dos seus capitais e o seu crédito, com a coordenação da sua produção agrícola e industrial, conservar e desenvolver a sua integridade do manuseamento da cortiça…»
É com este espírito, que convidamos os trabalhadores corticeiros, as suas famílias e os Feirenses, para a VIGÍLIA pelo EMPREGO, pelos DIREITOS e de SOLIDARIEDADE, com as vítimas destas injustiças sociais, que se realiza Sábado...
Sábado 7 de Fevereiro, junto às instalações da APCOR, Associação Português de Cortiça na Av. Comendador Henrique Amorim pelas 20.30 h grande vigília pela defesa dos postos de trabalho desta indústria chamada CORTICEIRA.




1 comentários:

Anónimo disse...

trabalho na amorim revestimentos em s.p.oleiros e é verdade que somos explorados já nem falo no salario e no braço de ferro que existe entre empresa e trabalhadores, mas falo por causa propria. mandaram muita gente mais velha embora mas nao se lembraram de ocupar esses lugares preferem perca de qualidade dos seus produtos e subecarregar os trabalhadores. eu considero-me explorado pois vou trabalhar sabados e feriados e nem sequer me pagam, devem achar que vivemos de ar e vento. sou explorado no sentido que alem de nao pagarem os dias de trabalho suplementar ainda nos trocam por horas a 0,75% o que toda a gente sabe que é ilegal.penso que o grupo amorim nao precisa de fazer isto, os trabalhadores dao o litro pela empresa e mesmo sabermos que somos enganados continuamos a trabalhar por causa do medo incutido pelas chefias é uma vergonha grossa.Eu como ser humano racional tenho vergonha da nossa especie.senhores administradores tenham vergonha.isto só muda de rumo quando as pessoas começarem a nao se entenderem e levar a revolta.uma pessoa perdida é capaz de tudo,é a lei da vida e da subrevivencia, um homem é capaz de matar nao só para viver mas tambem para manter a familia. Se alguem lhe tirasse o pao da mesa a si e a sua familia doque era capaz?????

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início