Cometa Lulin aproxima-se da Terra

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O cometa C/ 2007 N3 Lulin visita pela primeira vez o sistema solar e poderá ser visível a olho nu, na próxima terça-feira, 24 de Fevereiro. O cometa deve ser procurado junto da estrela Spica (a mais brilhante da constelação da Virgem).


Na próxima terça-feira, vamos ter a hipótese de poder apreciar um acontecimento raro e sempre espectacular - a visita de um cometa.

Espera-se que o Lulin, descoberto em 2007 por cientistas Chineses, possa ser visivel a olho nú, embora isso não seja ainda uma certeza. Trata-se do Lulin, um cometa verde, que deverá estar no seu ponto mais próximo da Terra, justamente na madrugada de terça-feira de Carnaval, dia 24 de Fevereiro.

Os cientistas admitem ser a primeira vez que o corpo celeste visita o nosso sistema solar.

Devido à aproximação do cometa com o Sol, o calor vai vaporizando o gelo e as matérias contidas no seu núcleo rochoso, dando um aspecto esverdeado a sua cabeleira .

Os cientistas acreditam que os jactos que emanam do núcleo do cometa contenham cianogénio, um gás venenoso encontrado em muitos cometas e, carbono diatómico (C2). Estas duas substâncias, quando iluminadas pela luz do sol, emitem luz verde, nas condições de quase-vácuo do espaço.

O Lulin deverá ser visível, embora isso não seja ainda uma certeza, junto à estrela Spica (estrela mais brilhante da constelação da Virgem).

Para ter melhor perspectiva na observação, deverá afastar-se das fontes de poluição luminosa dos grandes aglomerados urbanos e procurar as zonas de maior escuridão, de preferência em zonas de espaços abertos, outro factor a ter em conta é a limpidez atmosférica, já que a turbulência do ar dificulta a observação.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início