Fobos: origem da lua de Marte está próximo de ser desvendado
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Fobos é uma das duas luas de Marte. Com um diâmetro médio de 22,5 km é a mais próxima lua de Marte. Fobos foi descoberto por Asaph Hall em 18 de Agosto de 1877, justamente 6 dias após a descoberta de seu parceiro Deimos.
Fobos é, em todo o Sistema Solar, o satélite que orbita mais próximo do planeta-mãe: menos de seis mil quilómetros acima da superfície marciana. Encontra-se, por isso, abaixo da órbita síncrona para Marte. Por esse motivo, a sua órbita vai descendo a um ritmo de 1,8 m por século. Assim, dentro de 50 milhões de anos pode ocorrer uma de duas coisas: ou Fobos se despenha sobre Marte ou, o que é mais provável, antes que isso aconteça as forças gravitacionais destruirão o satélite criando um anel à volta de Marte.
Fobos sempre despertou controvérsia entre a comunidade científica acerca da sua origem.
A origem de Fobos, a maior das duas luas de Marte, curiosamente semelhante a um asteróide, está próxima de ser desvendada pelos cientistas espaciais europeus, informa o site do jornal espanhol El Mundo. A ESA, agência espacial europeia, confirmou que a lua é mais um "montante de rochas" do que um objeto sólido após uma série de aproximações da sonda espacial Mars Express.
Outra teoria bastante discutida é a de que Fobos surgiu de Marte após a colisão de um meteorito com o planeta vermelho.
Fonte : Jornal Dia Dia
PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR
0 comentários:
Enviar um comentário