Ciência - Sonda Phoenix detecta formação de neve em Marte

quinta-feira, 2 de outubro de 2008


Phoenix visualizou neve em Marte que evapora antes de tocar o solo

Depois da descoberta de água em forma de gelo, a NASA e a Agência Espacial Europeia encontraram indícios de actividade vulcânica e de neve no planeta Marte.

Nuvens a 4 km de altitude sobre o árctico de Marte produzem neve, mas os flocos vaporizam-se antes de tocar o solo, que é extremamente seco. A neve foi observada pelo "lidar", ou radar de laser, da estação meteorológica da sonda Phoenix. Esse instrumento emite pulsos de raios laser em alta velocidade e regista o reflexo da luz nas partículas presentes na atmosfera.



As análises, efectuadas por um instrumento a laser (desenhado para recolher informação sobre a forma como a atmosfera e a superfície interagem em Marte), são mais um dado para ajudar a perceber melhor este planeta do sistema solar.

"Nunca vimos nada assim em Marte", disse Jim Whiteway, da Universidade de York, Toronto, em declarações à NASA.

A nave chegou a Marte no passado dia 25 de Maio para uma missão de três meses. Contudo, ao fim de cinco meses, a Phoenix permanece no planeta e, desde então, já confirmou a existência de água sobre a forma de gelo na região norte do planeta vermelho.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início