Aquecimento origina migração de diversas espécies

sábado, 11 de outubro de 2008

Altitude superior mais favorável à sua sobrevivência


O aquecimento climático sentido nas florestas tropicais da América Central e nas montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos, está a obrigar à migração de diversas espécies animais e vegetais para altitudes mais elevadas.

A conclusão surge num artigo publicado esta sexta-feira na revista Science, depois de investigadores de universidades norte-americanas terem recolhido dados de cerca de duas mil espécies de plantas e insectos, refere a TSF.

De acordo com os investigadores, a temperatura média nas zonas de clima tropical aumentou mais de 0,75 graus Celcius desde 1975. Os últimos modelos climáticos prevêem que, durante o próximo século, os aumentos sejam na ordem dos três graus nas florestas tropicais da América Central e do Sul.

Depois de realizadas análises às cerca de duas mil espécies, os investigadores observaram que cerca de metade vivia em zonas muitos estreitas em termos de altitude, e que o aumento das temperaturas causado pelo aquecimento global está a obrigar estas espécies a adaptarem-se a um novo clima, uma situação que pode pôr em risco a sua sobrevivência.

Outro dos perigos passa pelo facto de as migrações das espécies poderem ficar também comprometidas pela actividade humana, que modifica os habitats naturais, por exemplo, com o abate de árvores nas florestas.

Fonte : Fábrica de Conteúdos

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início