Famílias Portuguesas gastam em média 118 Euros mensais em explicações

quarta-feira, 8 de outubro de 2008


14,80 € * 8 h/mês = 118,40 €


Segundo as conclusões de um estudo realizado pela universidade de Aveiro, as famílias Portuguesas têm que despender em média 118 Euros por mês em explicações.

Porque têm as famílias que despender este dinheiro?

As razões prendem-se no essencial, pela necessidade dos alunos recuperarem dos maus resultados obtidos nas aulas.

A disciplina que é mais requisitada para explicações é a matemática, não admira que assim seja, uma vez que em média, os alunos portugueses obtêm péssimas classificações nesta disciplina.

O curioso é que muitos dos professores que dão explicações de matemática, são também professores do quadro das escolas do ensino público e como não abundam professores de matemática no desemprego, as explicações são um interessante complemento aos vencimentos que auferem.

Não deixa pois, de ser estranho, que uma grande percentagem de alunos consiga atingir os seus objectivos pagando explicações, aos mesmos professores que na escola pública, os deixam aquém do desejável mínimo .

Serão os alunos menos concentrados nas escolas ou estarão os professores mais concentrados nas explicações?

Este negócio das explicações é ainda um negócio pouco claro, mas que movimenta muito dinheiro e que talvez careça de uma atenção mais profunda.

É evidente que o recurso a explicações é livremente condicionado pela motivação dos alunos, pelo dinheiro das famílias, pela desorientação do ministério da educação ou pela concentração... dos professores.

Apesar de toda a polémica que tem envolvido o ministério da educação e os professores, no que toca às avaliações de desempenho, mesmo correndo o risco de poder ser mal interpretado, eu gostaria imenso que os professores se empenhassem mais nas aulas e menos em casa ou nos centros de explicações, porque no final quem se desconcentra são as famílias.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início