Asteróide atingirá a Terra às 23h46 no dia 13 de Outubro (2ª-Feira)

sábado, 11 de outubro de 2008

Um pequeno asteróide descoberto por um observatório no Arizona, Estados Unidos, atingirá a atmosfera da Terra às 23h46 desta segunda-feira sem oferecer qualquer tipo de risco para os seres humanos, informa a agência AP.

Cientistas da Universidade de Harvard informaram que o asteróide, com cerca de 1 m e 5 m de diâmetro, penetrará a atmosfera no norte do Sudão, vindo de oeste para o leste. Segundo a Nasa, é a primeira vez que um fenómeno como este ocorre.

Segundo os astrónomos, o impacto será em uma parte muito alta do céu, provocado uma bola de fogo que será visível no norte da África. Em razão da distância, o asteróide se desintegrará muito tempo antes de tocar o chão.

Mais problemática poderá ser a aproximação perigosa do Asteróide Apophis em 2036.

O asteróide foi descoberto em Junho de 2004 e tem entre 320 e 415 m de diâmetro. O asteróide foi baptizado de Apophis (versão grega do deus egípcio Apep «O Destruidor»).

O corpo celeste atravessa a órbita terrestre duas vezes em cada período de translação (órbita em volta do Sol) que completa em cada 323 dias terrestres.

A Organização das Nações Unidas (ONU) deve assumir a responsabilidade por uma missão espacial para desviá-lo, disse um grupo de astronautas, cientistas e engenheiros. Os astrónomos têm o asteróide em monitorização constante. A probabilidade de colidir com a Terra é de 1 para 45 mil, no dia 13 de abril de 2036.

Fonte : Noticias Terra

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início