Telescópio Espacial Hubble 19º Aniversário

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O telescópio espacial Hubble faz na próxima 6ª- Feira 19 anos.

Lançado pela Nasa a bordo do vai-vem Discovery em 1990, o telescópio fez mais de 880 mil observações, captou mais de 570 mil imagens, correspondendo a 29 mil corpos celestes, tendo inclusive já ultrapassado o seu tempo de vida útil inicialmente previsto, que era de 15 anos.

Assim que o telescópio foi montado e começou a enviar as primeiras imagens, logo se percebeu que tinha um problema no seu espelho principal de 2,40 metros, problema esse designado por aberração focal, uma espécie de miopia, que impedia o telescópio de focar correctamente os objectos em alguns comprimentos de onda.

O problema viria a ser resolvido em 1993 com a colocação de uma óptica de correcção nos seus instrumentos.

A grande vantagem do telescópio espacial prende-se com a possibilidade de efectuar observações com ausência de atmosfera, a atmosfera torna os observatórios terrestres muito mais limitativos apesar de muitos possuírem espelhos muito mais potentes do que o Hubble.

O Hubble continuará assim a cumprir a sua missão de abrir uma janela para os confins do universo, missão essa que tem cumprido com grande distinção.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início