Desemprego não pára de crescer

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Enviado por E'mail:


Os números são assustadores... Desemprego cresceu 23,8 por cento em Março.

O desemprego registado nos centros de emprego atingiu em Março de 2009 484.131 pessoas, o que representa uma subida de 23,8 por cento face ao período de homólogo de 2008. Esta variação mantém a tendência de subida verificada desde Junho de 2008.

Em termos mensais, face a Fevereiro, o desemprego registado subiu 3,2 por cento.

"O desemprego registado, no País, apresentou um crescimento, quer em termos homólogos (+23,8 por cento), quer comparativamente ao mês anterior (+3,2 por cento), destaca o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no boletim mensal divulgado hoje. "O acréscimo anual do número de desempregados foi comum a ambos os géneros, com maior incidência no masculino (+38,9 por cento). Por grupo etário, a subida afigurou-se mais significativa nos jovens (+27,2 por cento), do que no segmento adulto (+23,3 por cento)", sublinha o IEFP.

Recorde-se que a divulgação do boletim referente ao mês de Março, ocorre depois de a CGTP e o Bloco de Esquerda terem protestado pelo facto de, quase no fim do mês de Abrilo, ainda não serem conhecidos os dados de Março.

Segundo os dados do IEFP, tendo em conta o tempo de permanência dos desempregados inscritos, assistiu-se a uma subida superior a 42 por cento dos desempregados inscritos há menos de um ano e uma diminuição de 3,2 por cento dos desempregados de longa duração 8inscritos há menos de um ano).

Desagregando os dados do IEFP a nível regional, "verifica-se que o acréscimo do desemprego, homólogo e anterior, foi extensível a todo o País", sublinha o Instituto. Ou seja, "em termos anuais, o Algarve assinalou a oscilação mais elevada (+55,2 por cento), enquanto que a Madeira mereceu destaque com o aumento de 6,2 por cento no espaço de um mês", sublinha o IEFP, adiantando ainda que "no fim de Março do corrente ano, o Norte detinha 43 por cento do desemprego registado, cabendo aos Açores a percentagem mais baixa (1,1 por cento)".

PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início