Curiosidades - Os maiores mistérios da humanidade (parte 1)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O "Feira das Comendas" propõem-se fazer uma abordagem sintética sobre os maiores mistérios que intrigam a humanidade e a comunidade científica.

Para tal irão ser publicados uma série de artigos ao longo dos próximos dias sobre esta temática.

Os artigos foram adaptados de várias fontes e apenas têm a pretensão de dar a conhecer em jeito de curiosidade, alguns dos maiores enigmas que continuam sem explicação.

Como a pesquisa não foi muito aprofundada, é natural que para alguns destes casos, possam existir já explicações mais ou menos aceites.

As Linhas de Nazca



Desenhadas na planície do deserto de Nazca, no Peru, estão gigantescas figuras difíceis de ver ou perceber do chão, chamadas de geóglifos. Nada se sabe sobre quem as criou, porque as criou ou como as criou. Os desenhos, que podem chegar até 270 metros de comprimento, representam figuras detalhadas, geralmente animais ou plantas, ou padrões geométricos e se só foram descobertas por volta de 1930 quando foram sobrevoadas de avião pela primeira vez.

Alguns escritores, como o suíço Erich von Däniken, afirmam que os desenhos não poderiam ser criados com a tecnologia da época e que são provas do contacto de seres extra-terrestres com os povos da região.

Mas um grupo de pesquisadores comandando por Joe Nickel da Universidade de Kentucky foi capaz de reproduzir alguns dos desenhos sem o auxílio de aviões usando a tecnologia disponível há mais de 2000 anos.

Alguns estudiosos acreditam que as figuras têm razões religiosas e foram criadas de tal forma para que os deuses pudessem lê-las. Outros acreditam que são desenhos astronómicos, que poderiam ser usados como calendários e para registar a órbita de alguns planetas. Muitos apontam como prova a figura de um macaco, cuja calda descreveria a trajectória orbital dos planetas de nosso sistema solar.

Seja qual for a verdade, a ciência e os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso.

O Manuscrito de Voynich


O Manuscrito de Voynich é um documento medieval ilustrado escrito numa linguagem desconhecida.

O documento foi baptizado com o nome do americano de descendência polaca Wilfrid M. Voynich, um comerciante de livros antigos que adquiriu o manuscrito em 1912 numa escola jesuíta localizada nas proximidades de Roma.

Pesquisas posteriores apontaram para evidências de que o primeiro proprietário do manuscrito poderia ter sido o Imperador Rodolfo II da Boêmia. Conhecido como um dos monarcas mais excêntricos da história da Europa é sabido que Rodolfo II foi um grande patrono e entusiasta da alquimia e astronomia.

Desde sua aquisição em 1912 o manuscrito passou pelas mãos de vários especialistas. Criptologistas ingleses e americanos, especializados em quebrar códigos nazistas durante a Segunda Guerra, tentaram em vão decifrar se conteúdo.

Evidências sugerem que o livro teria sido produzido no século XVII.

Um estudo de suas ilustrações indica que o manuscrito possa ser dividido em seis partes: ervas, astronomia, biologia, cosmologia, farmácia e receitas.

Cabelos de Anjo


Cabelo de Anjo é uma substância de origem desconhecida que cai do céu e desaparece ao menor contacto físico. Seu nome vem de sua semelhança com fios de cabelos bem finos, ou teias de aranha.

A ocorrência da queda de Cabelos de Anjo foi observada em vários lugares do planeta, especialmente nos Estados Unidos, Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia.

Muitos acreditam que a substância é deixada por discos voadores já que são comuns os relatos de aparição de OVNIS quando os Cabelos de Anjo são encontrados.

Os cientistas ainda não foram capazes de encontrar uma explicação para o fenómeno, mas alguns biólogos afirmam que a substância pode ser formada por teias de aranha, citando a existência de algumas espécies de aranha que vivem nas copas de árvores e se movem “voando” através das correntes de ar.

Na década de 90 um caso particularmente interessante aconteceu em Alessandria, Itália. A cidade amanheceu coberta pelos filamentos misteriosos: casas, carros, ruas.

Cientistas analisaram amostras e concluíram que o material era sintético, descartando, portanto, a teoria de ser teia de aranha.

Como se percebe o mistério ainda está longe de estar desvendado pela comunidade científica.

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início