Canonização de D.Nuno Álvares Pereira

domingo, 26 de abril de 2009

Dentro de momentos decorrerá em Roma a cerimónia de canonização do beato Português D.Nuno Álvares Pereira. A partir de hoje Portugal contará nas suas fileiras, com o 12º santo oficial reconhecido pelos cânones da ICAR.

Esta promoção de beato a santo de D.Nuno Álvares Pereira só foi possível devido à confirmação de um milagre "estranho" que ocorreu com uma cidadã, que privada de visão de um dos olhos intercedeu junto de D.Nuno Álvares Pereira. Este como por "milagre" terá atendido ao pedido e restituiu a vista ao olho afectado de D.Gulhermina (nome da afortunada).

Não duvido que tenha sido um valente e destemido guerreiro, não duvido que tenha sido um genial estratega militar imbuído de um grande espírito patriótico, agora tenho algumas reservas quanto à sua santidade.

Se D.Nuno tivesse a predisposição natural para interceder junto de Deus, teria feito o milagre de evitar um banho de sangue em Aljubarrota, isso sim, seria uma acção digna de um bom cristão.

O D.Nuno coitado, nunca deve ter tido a pretensão de ser santo, alguns pregadores do obscurantismo é que têm a necessidade de manter viva a chama da escuridão do conhecimento e continuam a fabricar e a vender santos!

O que é estranho em toda esta celebração é o envolvimento do estado Português, através da participação do Presidente da República na comissão de honra que fará a investidura do santo.

O estado Português é laico e como tal, dispensa o envolvimento de personalidades que o representem em cerimoniais religiosos de base supersticiosa ou metafísica.

Sobre este assunto deixo aqui este comunicado da Associação Ateísta Portuguesa (AAP) e o qual subscrevo inteiramente.

Comunicado da Associação Ateísta Portuguesa (AAP)

"A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) ficou perplexa com a canonização de Nuno Álvares Pereira, mas fica absolutamente indignada com a cumplicidade que os mais elevados dignitários de Portugal, nomeadamente o Sr. Presidente da República, emprestam ao acto que, na opinião desta Associação, é uma burla pueril.

A AAP entende que o prestígio do Condestável não se dilata com o alegado milagre e que, se deus existisse, podia mais facilmente ter evitado os salpicos do óleo que queimaram o olho esquerdo da D. Guilhermina de Jesus, enquanto fritava o peixe, do que ter de a curar para o beato virar santo.

A AAP duvida da capacidade de um guerreiro morto, apesar de ilustre, para actuar como colírio e duvida de D. Guilhermina, que se lembrou de recorrer à intercessão de um herói, sem antecedentes no ramo dos milagres, em vez de procurar um oftalmologista.

Mas o que a AAP repudia veementemente, salvo o devido respeito, é a atitude do Sr. Presidente da República, Professor Cavaco Silva, que aceitou integrar a Comissão de Honra para a canonização de Nuno Álvares Pereira, que vai ter lugar a 26 de Abril, em Roma.

O Estado laico, condição essencial de uma democracia, fica, na opinião da AAP, irremediavelmente comprometido com a participação do PR que, de algum modo, estabelece uma lamentável confusão entre as funções de Estado e os actos pios do foro individual.

Que Sua Excelência acredite na cura milagrosa do olho esquerdo da D. Guilhermina, a nível pessoal, é um direito que a AAP defende, mas que participe, em nome de Portugal, num acto de marketing e no obscurantismo religioso da Igreja católica, é uma posição que nos entristece e nos envergonha como cidadãos.

A AAP denuncia a manobra obscurantista em curso e apela ao espírito crítico dos portugueses para que não creiam em afirmações infundadas ou, pelo menos, façam a distinção entre as crenças pessoais e o reconhecimento estatal da superstição."

PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início