Arrifana - Comemorações do bicentenário das Invasões Francesas

sábado, 18 de abril de 2009

O concelho de Santa Maria da Feira está de facto mergulhado numa estranha tendência, sobejamente inusitada, para o ridículo e para o absurdo.

Depois das comemorações da semana santa patrocinadas pela Câmara Municipal e com o envolvimento organizativo da empresa municipal "Feira Viva", tudo em nome do incremento na atracção turística, eis-nos diante das comemorações do bicentenário das invasões francesas, invasões essas, que deixaram um legado trágico por terras de Santa Maria, mais concretamente em Arrifana e Mozelos.

Desta feita, alguém com um grande sentido de zelo para a aberração histórica, lembrou-se de comemorar o bicentenário das invasões francesas, como se esse facto tragicamente histórico fosse motivo de regozijo, de celebração e de comemoração para alguém.

O cenário está montado e até foi motivo de reportagem televisiva, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem uma larga experiência adquirida em matéria de recriações circenses, por conseguinte, não deixa os seus créditos por mãos alheias, nem que para isso tenha que recorrer à morbidez de teatralizar um cenário bélico, com mortos e tudo...

Diz o vereador da cultura, Amadeu Albergaria:

“Impunha-se assinalar a efeméride com um diversificado programa de actividades, para manter vivo este capítulo da história local e homenagear a coragem e valentia das nossas gentes”.

Eu até concordo que se deva assinalar a efeméride, de modo a que possa ser dado a conhecer o trágico massacre que ocorreu em Arrifana à 200 anos, o que já não consigo compreender é que se transforme isto numa espécie de circo, com actores e figurantes trajados a rigor.

O massacre de 70 pessoas ocorrido à 200 anos deveria merecer mais respeito e reflexão por parte de quem se propõe recriar a história.

O que seria se os habitantes de Nagasaki e Hiroshima se propusessem comemorar os bombardeamentos atómicos de que foram alvo e que dizimaram milhares de pessoas?

Assinalar um acontecimento trágico é diferente de comemorá-lo, ou não será?

Mas o programa oficial, fala em comemorações com a recriação do massacre dos "quintados" na Buciqueira e que comportará custos ao orçamento municipal na ordem dos 45 000 euros.

Para os mais mórbidos e apreciadores das coisas macabras o evento decorre até ao próximo domingo 19 de Abril.

Enfim, resta dizer que esta recriação deve fazer rebolar os massacrados nos túmulos, tal é a desfaçatez que se lhes propõem fazer algumas almas perdidas e de ideias vãs, no mundo dos vivos.

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

2 comentários:

LOUÇÃ disse...

É PRECISO SER MUITO MEDÍOCRE PARA COLOCAR UM POST DESTA NATUREZA, REVELANDO UM TOTAL DESCONHECIMENTO, DIREI MESMO IGNORÂNCIA SOBRE OS MOTIVOS DESTA EVOCAÇÃO..MAS ENFIM...

O Comendador disse...

Caro Louçã:
Se houve alguma mediocridade, até diria mais baixeza, foi de quem montou a tenda de circo para comemorar uma tragédia ocorrida há 200 anos.
Eu até compreendo a tua azia, aliás o teu heterónimo já diz tudo... o que já não consigo entender, é que tu aches que toda a gente deve ter os mesmos motivos e o mesmo dom iluminista que tu aparentas ter.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início