Santa Maria da Feira - Esgotos do pavilhão da Lavandeira para o Cáster

sábado, 18 de abril de 2009

A propósito das descargas ilegais de efluentes para a ribeira do Cáster efectuadas pelo Pavilhão da Lavandeira que é gerido pela empresa municipal "Feira Viva", achei extraordinário que alguém com grande responsabilidade na situação, tenha vindo a público dizer que o caso será resolvido num espaço curto de tempo, dois a três dias.

É preciso ter lata para vir dizer isto! mas com incompetentes deste calibre já nos vamos habituando..

O bloco de Esquerda já fez esta denúncia há mais de 3 meses, inclusive o assunto foi levado à Assembleia Municipal em forma de pergunta ao executivo camarário, que na altura alegou desconhecer a situação, significa isto que durante todo este tempo nada fizeram nem diligenciaram para clarificar a matéria e agora para culminar o total desvario, vem o administrador executivo da empresa Municipal Paulo Sérgio Pais dizer que só há 6 anos é que o pavilhão passou a estar sob a alçada da gestão da empresa municipal.

Caso não tivesse havido a intervenção da brigada ambiental da GNR tudo continuaria na mesma e as descargas ilegais continuariam a poluir o rio, mesmo depois de o bloco de esquerda ter denunciado a situação e da Câmara Municipal ter conhecimento da mesma, convém lembrar que o Presidente da Câmara Municipal Alfredo Henriques e o vereador Amadeu Albergaria são concomitantemente com Paulo Sérgio Pais, Administradores da empresa Municipal.

Isto é uma afronta à inteligência das pessoas e dos feirenses em particular, e se mais razões não houvesse, esta por si só justificava que este senhor fosse imediatamente demitido do cargo que exerce com justa causa, já que, com o levantamento do auto de contra-ordenação é quase certo que virá por aí uma coima pesada.

Quem é que a vai pagar? Quem é que tem a responsabilidade de supervisionar as infra-estruturas que estão sob o controlo da empresa municipal? Para que é que serve um administrador pago ao preço de vereador?

Uma coisa é certa se este senhor Paulo Sérgio Pais estivesse como executivo de uma qualquer empresa privada, causando prejuízos incalculáveis não só na imagem da própria empresa, como dos que resultarem directamente da aplicação de coimas ou sentenças proferidas pela justiça, seria imediata e irreversivelmente colocado no olho da rua.

Portanto, faz todo o sentido que os administradores da empresa ou demitam o director executivo, ou que em alternativa se demitam solidariamente a si mesmos do cargo que ocupam, tudo porque foram altamente incompetentes.

De todo modo, apraz-me ver a celeridade com que conseguem actuar quando existe uma intervenção superior, é a chamada eficácia compulsiva quando a seringa se aproxima do rabo!

Isto revela ao mesmo tempo duas coisas; por um lado a virtude da denúncia ao ministério do ambiente, por outro o autismo e a sobranceria com que a câmara municipal encara as denúncias feitas pelos partidos mais à esquerda, nomeadamente o BE.

A população de Santa Maria de Lamas poderá agora, ficar um pouco mais tranquila quanto à resolução do problema de esgotos a céu aberto junto ao auditório da freguesia.

A denúncia já foi feita e por reiteradas vezes, falta agora a intervenção do ministério do ambiente e do auto de contra-ordenação dos serviços do SEPNA da GNR, para que o problema se resolva em 2 ou 3 dias ao invés dos 2 ou 3 anos que já leva a denúncia pública com inoperância total das entidades responsáveis. Se bem que, neste caso concreto, não me admirava nada se os responsáveis pela contaminação da Ribeira de Riomaior proveniente dos esgotos de Santa Maria de Lamas até tivessem licença para o fazer.

Se a situação degradante dos esgotos de Santa Maria de Lamas, se vier a resolver brevemente, tal como ouvi o representante do PSD, Fernando Moreira, dizer no programa "Praça da República" da Rádio Águia Azul, então só me resta dizer que estamos perante um paradoxo intrigante: O paradoxo da inépcia da denúncia (2/3 meses ou 2/3 anos) e da eficiência forçada (2/3 dias).

PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início