Sector corticeiro vive em estado de hecatombe latente e desmoronamento quase irreversível

domingo, 19 de abril de 2009

Mais uma vez, trago cá a situação de pré- calamidade que se vive no sector corticeiro, com o futuro próximo, demasiado negro para os trabalhadores corticeiros e para a viabilidade e sustentabilidade económica da maioria das pequenas e médias empresas.

A situação de crise económica não justifica tudo o que de mal está a acontecer neste sector ainda muito tradicional da indústria portuguesa.

O problema que está a arrastar as empresas para o colapso económico é mais grave e mais antigo do que a própria crise económica, é um problema estrutural e muito específico que resulta da própria actividade do sector.

Qualquer industrial corticeiro e mais concretamente qualquer industrial do segmento rolheiro confronta-se hoje com um dilema problemático:

O que fazer com o produto rolha que se acumula em stocks por falta de mercado?

Quem conhece os meandros do sector sabe que a compra e acumulação da matéria-prima (cortiça) em estaleiro é problemática e de grande risco, primeiro porque envolve um grande dispêndio de recursos financeiros, depois porque a necessidade de estabilizar a matéria prima por longos períodos de tempo em estaleiro (mais de 1 ano) comporta um enorme risco, tudo por causa das flutuações de mercado, ou seja, se a matéria-prima hoje é comprada a um determinado preço isto não significa que, quando o produto final (rolha) chega ao mercado (é vendido) o seu preço de venda reflita os custos e as margens de lucro em função do preço da matéria-prima, normalmente o preço do produto é ditado pelo próprio mercado (oferta e procura). Isto cria alguns desequilíbrios que numa situação de estabilidade de mercado são superados, e até potencialmente vantajosos com o crescimento da procura, mas numa situação de baixa procura como a actual cria desequilíbrios críticos para a sustentabilidade económica das empresas, a grande dificuldade reside na impossibilidade de realizar o dinheiro que foi gasto na compra de matéria-prima e pelo facto de actualmente essa matéria-prima estar a metade ou a um terço do preço. Isto arrasta inevitavelmente o preço da rolha de cortiça para o ajustamento ao preço da matéria-prima.


O ciclo da rolha de cortiça desde a compra da matéria-prima até ao recebimento do dinheiro apurado com a venda do produto é demasiado longo, pode chegar a ser superior a 2 anos. Isto não é sustentável em nenhum ramo de actividade e muito menos numa situação de crise como a que se vive e que gera uma grande desconfiança quanto ao futuro. Outro problema com que se deparam os pequenos e médios empresários é venderem hoje e só receberem daqui por 6 a 8 meses na melhor das hipóteses, quem vende arrisca-se mesmo a que quando chegar a altura da liquidação das facturas, as empresas distribuidoras e compradoras já nem existam.

Isto por si só já é dramático, mas o problema pode agravar-se ainda mais se houver uma concorrência desleal no mercado com empresas a venderem a baixo do preço de custo para realizar dinheiro, estrangulando o mercado às empresas que eventualmente até tenham uma situação económica mais estável.

Ora, a situação actual existente reflecte a pouca procura de vedantes de cortiça natural, tudo porque cada vez se consome menos vinho e também cada vez mais a concorrência dos vinhos no mercado obriga os engarrafadores e as adegas a procurarem reduzir nos custos, optando por vedantes mais baratos (plástico, metálicos, sintéticos e rolhas técnicas, que embora sendo de cortiça transformada também concorrem no preço com a produção de rolhas naturais).

Outros aspectos poderiam aqui ser focados, a começar pelo recente programa de apoio do governo ao sector corticeiro, que na minha opinião irá contribuir decisivamente para afundar ainda mais as pequenas e médias empresas do sector e passo a explicar:

O programa de apoio à indústria corticeira pressupõe que as empresas cumpram uma série de critérios para se poderem candidatar, um desses critérios passa pela elaboração de uma candidatura, logo qui temos o primeiro problema, a grande maioria das pequenas e médias empresas não possui uma estrutura administrativa capaz de elaborar essa candidatura, sendo que neste caso, a associação dos empresários do sector (APCOR) poderia ter um papel importante no apoio a prestar ao desenvolvimeto dessas candidaturas, não sei com sinceridade se está nos seus horizontes fazê-lo, mas tenho sérias dúvidas que o queira fazer, já que a APCOR é liderada pelos grandes empresários e grandes grupos económicos do sector. Depois também não será fácil para as pequenas empresas, mesmo conseguindo aceder ao programa de apoios económicos e concessão de linhas de crédito com juros baixos através da aprovação das suas candidaturas. É que ao fim de algum tempo de carência é necessário pagar os créditos obtidos e neste momento não existe um clima de grande confiança no futuro do sector, ao contrário do que possa parecer, a maioria dos industriais teme pela quase extinção do sector, pelo que faz pouco sentido fazer investimentos quando ninguém tem a certeza de que possa sobreviver por muito mais tempo.

Só alguns pequenos (muito poucos) e médios (talvez uns poucos) oportunistas de ocasião, irão lambuzar-se com estes apoios já que no imediato poderão resolver alguns problemas de liquidez , mas é quase certo que não irão cumprir com as obrigações a que se comprometem nas candidaturas e seguramente também, nada lhes deverá acontecer (neste país é assim, quem não cumpre com o que se compromete não lhe acontece nada, veja-se o caso dos contratos de investimento do estado português com o grupo Amorim), isto não será mais que um balão de oxigénio fresco para uns meses e depois logo se verá, pode ser que venha da parte do estado mais alguns incentivos interessantes para oxigenar a latência moribunda das suas empresas.

Finalmente teremos os grandes, os verdadeiros papões, com todo um staff interno ao serviço do desenvolvimento destas candidaturas. É com estes que a banca tem mais cuidado e exige maiores garantias para injectar liquidez nas suas empresas, o tal pacote de apoios disponibilizado pelo governo será uma espécie de bênção divina, que lhes permitirá fazer face a algumas dificuldades no imediato e que ao mesmo tempo lhes dará fôlego para continuar a sua política de espezinhamento sem misericórdia aos pequenos e médios empresários do sector que ainda tenham espinha dorsal erecta. A selvajaria cruel anda à solta e vale de tudo para aniquilar a concorrência, nem que para isso se conte com a ajuda de algum plano de apoio económico. A lógica é oferecer rolhas nos mercados externos ao preço da uva mijona.

Outro problema é a acção concertada dos grandes grupos económicos para definir os preços da apara. Ainda recentemente os preços da apara (desperdícios de cortiça resultantes da fabricação de rolhas naturais que servem de matéria prima à indústria granuladora e de aglomerados compósitos) desceram cerca de 30% e mesmo assim com descontos a rondar os 20%, significa isto que os pequenos e médios empresários terão uma quebra de facturação muito significativa na venda deste subproduto, que embora seja um desperdício resultante dos processos de fabricação permite por exemplo que as empresas possam quase assegurar as despesas com o pessoal com essa venda.

A dimensão desta quebra será inevitavelmente reflectida ou no número efectivo de trabalhadores ao serviço da empresa ou na extinção do numerário adicional (prémios) que os trabalhadores ainda auferiam nestas empresas.

Para concluir, não acredito que o tal plano de apoios possa alavancar de forma decisiva e sustentada a apatia moribunda em que o sector mergulhou. É possível que possam sobreviver alguns nichos de produção, mas o grosso da coluna irá naufragar inexoravelmente...

Numa frase diria que se respira actualmente no sector, o estado de hecatombe latente, que à menor oscilação transitará imediatamente para o estado de desmoronamento irreversível.

Que soluções para inverter este quadro tão negativo?

Serão por certo muito difíceis de implementar e talvez exijam um esforço que a maioria das PME's do sector não estarão preparadas para suportar, a dependência extrema dos grandes grupos económicos não lhes permitirá infelizmente, comandar o próprio destino em termos de esperança no futuro, esse desiderato dependerá sempre do mercado e dos consumidores em última instância.

As consequências serão terríveis do ponto de vista social. O fecho de empresas em catadupa conduzirá em igual medida ao desemprego. Não se vislumbrando saídas profissionais para estas pessoas, daí advirão por certo males maiores para o concelho e para o país, é inevitável que assim seja.

Estarão os nossos lideres locais e nacionais preparados para o que aí vem?

Alguém dizia em tom de profecia que podemos estar bem perto de um levantamento social sem precedentes com conflitos sociais generalizados, que poderão levar a uma revolução, um verdadeiro Apocalipse...a haver uma revolução que signifique uma efectiva decapitação neste modelo de desenvolvimento que já se provou estar esgotado.

Que se permita que todos entrem no jogo, não se baralhe as cartas para depois se repartir sempre pelos mesmos.



PUBLICAÇÃO : O GADANHA

1 comentários:

Maoliver disse...

Tudo que tu dizes é verdade, mas, é preciso não esquecer que Portugal entrou para a Europa e para o mundo da globalização no ano de 1986 com a entrada na CEE, quem não «acompanhou» na inovação irremediavelmente ficou para «trás». O problema do nosso sector é a falta de formação, informação, colaboração, compreensão,união, organização e tudo que termine em ão. Para salvaguardar o único sector económico de que somos lideres mundiais.
Um abraço

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início