Jogos Paralímpicos - Ouro e Prata para Portugal na Boccia

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Foto - Agência Lusa

Portugal conquistou esta terça-feira as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim'2008. No torneio de Boccia BC1, João Paulo Fernandes, natural de Vale de Cambra alcançou uma medalha de ouro e António Marques arrecadou a de prata.

João Paulo Fernandes venceu António Marques no jogo de atribuição da medalha de ouro, por 8-1, e repetiu a proeza conseguida em Atenas há quatro anos. A medalha de bronze foi atribuída ao irlandês Gabriel Shelly.


Esta é a segunda vez na história dos Jogos Paralímpicos que dois atletas portugueses se defrontam na final de um torneio de boccia. José Macedo ganhou a Armando Costa na final de boccia em Sydney2000.

Por sua vez, Mário Peixoto, estreante em Jogos Paralímpicos, terminou na quarta posição aprova de boccia BC3, perdendo a oportunidade de conquistar a terceira medalha para Portugal. No jogo decisivo, o atleta perdeu com o sul-coreano Ho-Won Jeong.

O Boccia é uma modalidade exclusiva para atletas com deficiência - paralisa cerebral ou doenças neuro-musculares -, que consiste no lançamento de pequenas bolas, com o objectivo de ficarem o mais próximo possível da bola alvo, sendo que para os atletas com maior grau de dificuldade é utilizada uma calha.


Comentário do Comendador:

"Este feito é verdadeiramente notável, duma só assentada os atletas paralímpicos da Boccia, conseguiram tanto como toda a participação olímpica em Pequim 2008, isto deve exigir reflexão por parte dos responsáveis governativos desta área.

Os atletas paralímpicos, o desporto adaptado e todas as instituições que promovem o desporto de recriação ou de competição para deficientes deveria merecer mais apoio do estado, é vergonhoso e indigno que alguns dos atletas paralímpicos presentes em Pequim, tenham que "mendigar" junto de alguns organismos, nomeadamente bombeiros voluntários, Câmaras Municipais, particulares e empresa, os apoios de que necessitam para fazer a sua preparação para a competição.

É exigivel por parte do estado Português, no mínimo, um tratamento semelhante ao que tiveram os atletas participantes nos Jogos Olímpicos.

Aliás pelas suas caracteristicas estes atletas paralímpicos até mereciam um apoio mais condizente com o orgulho e as alegrias que têm dado a Portugal.

Parabéns aos medalhados!"


Fonte : Correio da Manhã


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início