Balanço Final da participação Portuguesa nos jogos paralímpicos

quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Baixa a cortina sobre os jogos Paralímpicos Pequim 2008, venha Londres 2o12



Os responsáveis na chefia da comitiva Portuguesa, apontavam para 12 medalhas como objectivo mínimo desta missão, não ponderando devidamente os imponderáveis, como as variáveis da competição, que não permitem que os atletas efectuem as suas provas sozinhos.

Era tempo de alguns irracionais insensatos aprenderem com os erros e alguns deles bem recentes.

Ressalta destes jogos a cobertura mediática sem paralelo na história dos paralímpicos é um legado que se espera possa ser continuado e até reforçado em Londres 2012.

Algumas das marcas que alguns atletas paralímpicos registaram devem deixar muita inveja em atletas olímpicos, a aproximação nos resultados era impensável há alguns anos atrás, e mostra uma nova atitude dos comités paralímpicos, principalmente ao nível dos apoios e das condições de treino, sendo que em alguns casos (que não o Português), os atletas paralímpicos gozam do mesmo estatuto dos seus congéneres olímpicos.

A participação Portuguesa foi bastante positiva, não só pelas medalhas e pelos resultados, mas também pela atitude e humildade demonstrada, a maioria dos atletas conseguiu superar-se e isso é o que importa.

Serão inesquecíveis os sorrisos de felicidade estampados nos rostos dos atletas.

Não se ouviu o choradinho tradicional, sacudindo nos outros as responsabilidades pelos resultados menos conseguidos, não se ouviu nenhum atleta dizer "de manhã, só é bom na caminha!...", nem se ouviu nenhum atleta dizer (apesar das suas limitações) que "o ambiente no estádio paralisou-me os movimentos", etc, etc, etc.

Entre os 146 países participantes, Portugal termina na 42ª posição com 1 medalha de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.



Por tudo isto e também pelas medalhas os atletas estão todos de parabéns, esperamos por vós em Londres 2012.


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início