Colégio Liceal de S.M.Lamas - O síndroma das 4ªs-Feiras

quarta-feira, 24 de setembro de 2008



Mamma Mia, tanta massa!

Neste inicio de ano escolar e numa altura em que se vão limando as últimas arestas e se vai compondo melhor o ramalhete, o feira das comendas deixa cá uma denúncia aos responsáveis pela situação que de seguida é descrita:

No transacto ano lectivo, as refeições que foram fornecidas aos alunos do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, repetiam na ementa, quase sempre à 4ª-feira, massa com carne.

É sabido que a massa é um óptimo nutriente para as crianças, de fácil digestão e muito energético, o problema é que o menu se tornou de tal forma repetitivo , que os alunos sabiam sempre qual o manjar de 4ª-feira e muitos acabaram por enjoar tal iguaria.



Portanto, alertam-se os responsáveis para que a ementa possa ser mais rotativa, de modo a não provocar habituação nos miúdos, isto sem prejuízo da qualidade e plenitude nutricional que nos é a nós pais apregoado aos 7 ventos.

A variedade não é contrária à qualidade, por exemplo, existe o chavão popular das "1001 maneiras de comer bacalhau", porque não transpor a adaptação deste mesmo adágio para a confecção da massa?

Pelo menos os alunos só corriam o risco, na melhor das hipóteses, de repetirem a ementa de 1001 em 1001 dias (aproximadamente 3 anos).

Já agora se não for pedir muito também era preferível degustar a comida quente, bem sei que as instalações não são as melhores e o ano passado era ano de arranque, mas tudo irá mudar ao nível das instalações e, naturalmente, espera-se também que ao nível da aplicação prática da experiência adquirida durante o ano passado.

Isto de fornecer refeições não é nenhuma dádiva, os pais pagam, a câmara municipal também, a existência de alguém responsável pela elaboração das ementas, que se presume ser um profissional formado em nutricionismo, não é condição suficiente, pelos vistos, para que as refeições possam ser um pouquinho mais variadas às 4ªs-feiras.

PUBLICAÇÃO - O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início