Ciência - Misterioso planeta extra-solar nasceu de colisão cósmica

domingo, 21 de setembro de 2008


Relatório mostra origem de planeta extra-solar

O planeta extra-solar conhecido como 2M1207B possivelmente é resultado de uma colisão entre outros dois planetas, segundo relatório apresentado hoje na Associação de Astronomia dos Estados Unidos.


Esse planeta, cujo tamanho é de cerca de um quarto do de Júpiter, viaja em torno de uma estrela a cerca de 170 anos-luz da Terra, nas proximidades da constelação Centauro.

Até agora, esse misterioso objeto tinha desafiado as teorias dos cientistas sobre sua temperatura, idade e brilho.

O planeta extra-solar foi descoberto em 2004, e desde então se pensou que poderia ser uma estrela anã com uma massa cinco vezes superior à de Júpiter.

No entanto, o novo estudo indica que o 2M1207B tem uma massa muito menor que a de Júpiter, e que seu raio seria de cerca de 50 mil quilômetros, ou seja, 80 vezes maior que o da Terra.

"Este é um objeto estranho que necessita de uma explicação estranha", manifestou Eric Mamajek, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Austin (Texas).

Segundo os cientistas, a colisão de dois planetas que deu origem ao 2M1207B explicaria o fato de sua temperatura ser de cerca de 1.315 graus centígrados, apesar de sua formação ter ocorrido há quase oito milhões de anos.

De acordo com as últimas teorias divulgadas, durante esse tempo pode ter sofrido um processo de resfriamento e agora teria de apresentar uma temperatura média de 700 graus centígrados.

Outra explicação para sua temperatura, segundo os astrônomos, seria a possibilidade de ter recebido um impacto recente, talvez de um meteorito, o que teria produzido um reaquecimento.

Segundo Mamajek, esse tipo de colisão não é um fenômeno estranho no universo.

"A maioria dos planetas de nosso sistema solar, se não todos, recebeu algum impacto ao longo de sua história", indicou.


Fonte : CUB - Brasil


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início