Alterações climáticas - Polo Norte degelo preocupante

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Pólo Norte transformado em ilha pela 1ª vez em 125 mil anos


Pela primeira vez na história o Pólo Norte transformou-se numa ilha no meio do oceano, informa o site de notícias ABC.es. Imagens de satélite captadas pelo Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, comprovaram o facto nunca antes visto pelo menos nos últimos 125 mil anos.

As fotografias, tiradas no dia 1 de Setembro, mostram claramente como a calota polar ficou rodeada pelo mar sem estar interligada à plataforma continental por leste ou oeste. As passagens nunca se tinham aberto simultaneamente. A passagem do nordeste, próxima da Rússia, abriu-se temporariamente no verão de 2005 e a do noroeste ficou livre de gelo, unindo os oceanos Pacífico e Atlântico.


Nos finais de Agosto cientistas americanos lançaram o alerta :

A área gelada do Árctico atingiu o seu segundo valor mais baixo, dos últimos 30 anos.

Os efeitos do degelo atingiram um ponto onde as consequências são irreversíveis.


COMENTÁRIO DO COMENDADOR :

" As consequências deste fenómeno podem ser devastadoras, ainda recentemente foram avistados, em pleno alto mar, ursos polar que se debatiam pela sobrevivência.

Apesar de exímios nadadores, o meio natural dos ursos são as plataformas geladas do ártico, onde subsiste o alimento de que precisam.


A subida do nível das águas do mar parece já inevitável, com os efeitos catastróficos que isso acarreta, para as cidades costeiras e para as populações que nelas residem.

Deseja-se que rapidamente, os senhores do mundo tomem medidas sérias para combater o aquecimento global, sob pena de num futuro próximo 70% da população mundial poder estar em risco de desaparecer."


PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR



0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início