Finalmente as análises à água dos fontanários

quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Santa Maria da Feira - água de fontanários vai ser analisada




O jornal Terras da Feira, relata na sua edição de hoje (5ª-feira), que a Câmara Municipal da Feira lançou a abertura do concurso para escolher a entidade que irá proceder ao controlo da qualidade da água para consumo humano nos fontanários do concelho.

Esta incumbência pertencia às juntas de freguesia até ao inicio deste ano de 2008, de então para cá a ficou sob a alçada da câmara municipal.

O controlo da qualidade da água abrange apenas 45 fontanários do Concelho. As análises serão bimestrais, custando 850 euros cada uma. Uma placa referindo “Água não controlada” será colada nos não abrangidos.

O que me espanta é que só agora a situação esteja em vias de tomar um rumo. A passagem para a alçada da câmara municipal decorre de uma imposição legal, pelo que durante nove meses, que foi o tempo deste parto, os munícipes feirenses que recorreram aos fontanários para se abastecerem de água, fizeram-no sem qualquer garantia e em muitos casos sem qualquer sinalética que lhes indicasse que a água estava ou não apropriada para consumo humano.

Diga-se em abono da verdade que algumas juntas de freguesia, tomaram a iniciativa , de a expensas próprias, mandar analisar a água periodicamente e atestar da sua conformidade, de qualquer forma, se tivesse havido problemas quem assumiria a responsabilidade pelo não cumprimento da legislação? naturalmente que a câmara seria sempre chamada a sentar-se no banco dos réus e daí não afastaria o rabo.

É execrável o desprimor com que o município trata os seus cidadãos, tão pouco se importando em cumprir com a legislação, se não havia análises , pelo menos devia haver indicação de água não controlada, muitos fontanários, ainda hoje não exibem qualquer informação.

Estamos a falar dos mesmos intérpretes que são lestos a aprovar, a política de sanguessuga da Indáqua, à qual concessionaram o serviço de abastecimento público.

Só neste ano os consumidores já levaram com três (3) aumentos, e percebe-se que a gula é de tal monta que até as perdas de rede querem que sejam os consumidores a suportar.

A indiferença pelos fontanários não será assim tão inocente ou desleixada, é que por cada garrafão de 5 litros retirados da fonte, é menos um garrafão de 5 litros retirado nos chorudos lucros dos accionistas da Indáqua-Feira.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início