Incongruências ou talvez normalidade...

sábado, 13 de setembro de 2008

O vereador do pelouro da educação de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, há uns meses atrás em declarações à Rádio Águia Azul, mostrou-se convicto, que as obras que decorrem nos centros escolares do Murado (Mozelos) e no Chão-do-Monte (Santa Maria de Lamas), estariam prontas a receber os alunos no início deste ano lectivo.

No jornal "Terras da Feira" de 2ª-feira passada, apontava o inicio do 2º período (Janeiro de 2009) como a data provável para o fecho das obras nestes centros escolares.

Ontem (6ª-feira), em declarações à Rádio Clube da Feira, a propósito do arranque do novo ano lectivo, afirmou que não se comprometia com datas para a disponibilização das novas instalações dos centros escolares aos alunos, mas garantiu que assim que as obras estivessem concluídas os alunos passariam de imediato para as novas escolas, sem esperarem pelo inicio do próximo ano lectivo 2009/2010, nem tão pouco estarem à espera de pomposas inaugurações oficiais.

Estando a obra pronta é para ser usada.

A ver vamos... em ano de eleições não é fácil resistir à tentação de inaugurar qualquer coisa.

Ainda na entrevista de ontem, fiquei espantado pelo facto de Amadeu Albergaria afiançar que está tudo pronto para que o ano lectivo 2008/2009 arranque sem sobressaltos.

Os professores estão praticamente todos colocados, o que não sendo um mérito directo da Câmara mas sim do ministério da educação, é bastante positivo.

Pelos relatos que tenho tido de algumas situações pouco definidas, em escolas que já arrancaram para o novo ano escolar desde 4ª-feira, tenho sérias reservas que ao nível da colocação dos professores das AEC's (actividades extra-curriculares) o cenário seja assim tão maravilhoso, o mesmo se passa com o fornecimento das refeições aos alunos do 1ºciclo e com os programas de apoio à família.

Isto sim, é uma competência atribuída às câmaras municipais, no âmbito do programa "escola a tempo inteiro" e a haver problemas pode ser dramático e angustiante para os pais, que sossegados com a tranquilidade do vereador, podem ver-se confrontados com a impossibilidade de haver quem tome conta dos seus filhos, fora do horário normal de aulas.

Confesso que não ouvi a entrevista na íntegra, mas sobre este assunto não ouvi uma única palavra de Amadeu Albergaria, que preferiu realçar o imenso rol de obras que se preparam para avançar em muitas escolas do concelho.

Quanto aos transportes escolares, a câmara assegura as comparticipações nos passes escolares, mas devia ir mais longe e assumir a sua responsabilidade na forma como são feitas as parcerias com as empresas transportadoras, que fazem o transporte das crianças, na sua larga maioria, sem cumprirem as mais elementares regras de segurança.

A partir da próxima semana já será possível avaliar ou nã0 até que ponto, o vereador da educação passou no teste de entrada.


PUBLICAÇÃO : O GADANHA

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início