José Sócrates em Entrevista à RTP1

sexta-feira, 4 de julho de 2008


Sócrates: Dedução de despesas com habitação em IRS vai subir


Pacote contra a subida dos juros

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou ontem o aumento significativo das deduções fiscais com despesas de habitação para as famílias mais carenciadas. Com esta medida poderão ser beneficiados cerca de dois milhões de agregados familiares, universo que corresponde a rendimentos anuais até dez mil euros. (ler aqui)


ANMP contesta perda de receitas através do IMI

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) insurgiu-se contra uma diminuição das receitas das autarquias através da redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) anunciada quarta-feira pelo primeiro-ministro. (ler aqui)


Comentário do Comendador:

Goste-se ou não da política deste governo, e mesmo tendo em conta que isto é uma medida eleitoralista, a verdade é que existem municípios que aproveitam para aplicar a máxima taxa de IMI, quando podiam ser mais sensíveis à crise social, pela qual atravessam muitos munícipes.

No caso de Santa Maria da Feira, existem condições, em termos de arrecadação de receita ,que permitem que a taxa de IMI possa ser reduzida aos munícipes.

Os próximos anos serão de colheita farta para os cofres camarários, já que, muitos contribuintes verão esgotado o seu período de isenção de pagamento de IMI.

As autarquias queixam-se que esta medida lhes restringe as receitas, disso não tenho dúvidas! assim como, não tenho dúvidas, que uma parte da receita que iria ser arrecadada, seria gasta em promoções pessoais e fogo de artíficio, tendo por pano de fundo as eleições autárquicas de 2009.

Assim sendo, "ladrão que rouba a ladrão..."


0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início