Cortiça - Resistência montada na guerra contra os vedantes alternativos

sexta-feira, 25 de julho de 2008



Líder na produção mundial de cortiça, a indústria nacional do sector continua a resistir ao ataque feroz dos vedantes sintéticos, tendo fechado 2007 com crescimento nas exportações. Com José Mourinho a servir de "marketeer" da cortiça a nível internacional, os patrões portugueses caminham agora a uma só voz.

A guerra aos chamados vedantes alternativos (rolhas de plástico e tampas de alumínio), entre outras importantes batalhas, não se compadece com divisões entre os patrões do sector nacional de cortiça.

Numa demonstração de reforço da imagem de que está a conseguir adaptar-se aos novos desafios de mudança e a diversificar os seus produtos, as duas associações representativas da indústria portuguesa de cortiça chegaram este mês a acordo para a criação de uma única frente associativa patronal.

No próximo ano, a Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça (AIEC) será extinta por fusão com a Apcor (Associação Portuguesa de Cortiça), abrindo assim "o caminho a uma só voz". Missão: conquistar os mercados internacionais, onde gera 90% da sua facturação, e tentar vedar o crescimento dos vedantes de plástico e de alumínio, que registam uma quota mundial da ordem dos 30%.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início