FCX Clarity - Automóvel com emissões zero de poluição

sexta-feira, 4 de julho de 2008


Honda lança carro a hidrogénio e electricidade


O fabricante japonês de automóveis Honda arranca com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade e que emite apenas vapor de água, o FCX Clarity.

Numa primeira fase, os automóveis a comercializar serão num número muito reduzido: uma dúzia nos Estados Unidos e no Japão no período de um ano e cerca de 200 no prazo de três anos.

Os cinco primeiros compradores são do Sul da Califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a Honda, citada pela BBC online.

A maior parte de seus componentes de transmissão, incluindo o motor eléctrico, a pilha de combustível, a bateria e o depósito de hidrogénio, são compactos e foram distribuídos por todo o veículo para optimizar o espaço e dar mais conforto ao usuário.

Além da linha de produção, a Unidade abriga novíssimos processos, como a instalação da bateria e do tanque de hidrogénio. A moderna e exclusiva bateria V Flow, uma evolução da avançada tecnologia da bateria Honda FC Stack, está alojada em um novo e ergonômico túnel central e é 65% menor do que a versão anterior. Com isso, o modelo se tornou de duas a três vezes mais económico do que os veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos. Desta forma, o Honda FCX Clarity oferece 127 cv de potência, atinge 435 quilómetros de autonomia e 160 km/h de velocidade máxima.

segundo a Honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina. No entanto, um dos maiores obstáculos que se mantêm a uma maior produção de veículos movidos a hidrogénio é o seu custo e a ausência de postos de abastecimento

O custo de produção deste míssil, apontado às companhias petrolíferas, andará pelos € 650000.

No próximo dia 7, este modelo vai estar em exposição no encontro do G8, em Hokkaido.

Esperemos que este modelo não venha a ter o mesmo fim, que tiveram os seus precessores do pioneirismo das energias alternativas ao petróleo.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início