Mars Sample Return: exploração humana e robótica do Planeta Vermelho

terça-feira, 29 de julho de 2008


Está cada vez mais perto da concretização a primeira missão robotizada a Marte, com o objectivo de recolher amostras e enviá-las para a Terra. O relatório, produzido pelo Grupo de Trabalho iMars (Mars Architecture for the Return of Samples), define os elementos chave da missão de fundos internacionais, envolvendo a cooperação entre a ESA, a NASA e outras agências nacionais.

Neste documento foram definidos os requisitos científicos e de engenharia para a missão, que será levada a cabo entre 2020-2022.
A missão Mars Sample Return é um passo essencial no futuro da exploração, com a perspectiva de uma missão humana a Marte. As amostras recolhidas irão aumentar o conhecimento acerca do solo marciano e contribuir significativamente para a resposta a questões em torno da possibilidade de vida no Planeta Vermelho. Desta forma, será possível conhecer melhor o ambiente de Marte e suportar o planeamento da exploração humana.

O relatório iMars realça os objectivos científicos da missão, incluindo o tipo e a quantidade de amostras que deverão regressar de Marte; os diferentes elementos da missão (lançadores, nave espacial, Mars lander, um rover e um veículo de subida) e as estruturas terrestres de apoio necessárias ao armazenamento e análise das amostras recebidas, em ambiente protegido. Também foram definidos um calendário preliminar e um orçamento aproximado.
«A exploração ganha peso a cada ano, tal como a experiência e o conhecimento adquirido pela ESA e pelos seus parceiros internacionais», disse Bruno Gardini, o director do programa de exploração da ESA. «A informação que obtivemos com as actuais missões a Marte e com a Estação Espacial Internacional forncem-nos uma base não só para futuras missões robóticas, mas também para as missões de exploração humanas.»

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início