Exponor na Feira? Tudo depende,...do vil metal!

sábado, 5 de julho de 2008


A transferência da Exponor para Santa Maria da Feira, foi literalmente pelo cano abaixo!

Alicerçado num projecto âncora, a expansão do Europarque previa a transferência da Exponor, actualmente localizada em Leça da Palmeira, Matosinhos para Santa Maria da Feira.

Este projecto estava fundeado, pela Câmara Municipal da Feira, em águas demasiado profundas, vai daí, assim que o peso da âncora se fez sentir foi tudo ao fundo!

Não tenhamos ilusões, já há muito que a Câmara da Feira sabia da inexequibilidade deste projecto, o motivo é simples: após o abandono do investidor Americano e com a conjuntura económica internacional desfavorável, seria muito difícil encontrar investidores que abraçassem semelhante desígnio.

Mas, o que faltou mesmo… foi o vil metal!

A passagem de testemunho na presidência da AEP, por parte de Ludgero Marques ao seu sucessor, também não favoreceu os anseios da edilidade feirense, como se isto não bastasse, a junta de freguesia de Leça da Palmeira não ficou de braços cruzados e exerceu pressão para que a infra-estrutura não saísse da sua terra.

O Porto de Leixões, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as acessibilidades, a maior proximidade do centro urbano do Porto, não são pretextos que se possam ignorar.

Os argumentos Matosinhenses mais do que pertinentes são convincentes, quando não se vislumbra, … o vil metal!

O traçado previsto do TGV, neste contexto, serviu que nem uma luva à Câmara Municipal da Feira.

A sobreposição do corredor previsto para o comboio de alta velocidade, colidindo com a área de expansão do Europarque é o canto do cisne.

Outra das miragens que se desvanece, é o projecto de prolongamento da linha do Metro do Porto até Santa Maria da Feira, exemplo perfeito de bom atirador, com um único tiro derruba duas lebres!

Tudo por ausência… do vil metal!

Os residentes próximos da área que se previa para a expansão, felizmente, também não verão e duvido que quisessem ver … o vil metal!

E, os 5 mil postos de trabalho? – Bem, esses de certeza nem chegarão sequer a sentir o aroma… do vil metal!

Tragédia? Drama? – Não, só para quem confiou o seu voto a quem tão obcecadamente prometeu e não cumpriu!

Os condomínios de luxo, os campos de golfe e os complexos de saúde 5 estrelas?

Bem, estes continuam a ser possíveis de alcançar, para quem tem… o vil metal!

A zona actual do Europarque está em declínio de conservação adiantado, a AEP tem reduzido custos na sua manutenção, o que se compreende, quando depois de tanto investimento, ainda ninguém percebeu se aquilo é um símbolo de faustosidade e opulência ou um legado para a posterioridade, … do vil metal!



0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início