Ciência - Planeta Mercúrio encolheu
sábado, 12 de julho de 2008
Planeta Mercúrio encolheu
O planeta mais pequeno do sistema solar tornou-se ainda mais pequeno, revelaram cientistas da NASA na semana passada após analisarem os dados recolhidos pela sonda Messenger.
As informações obtidas pela Messenger mostram que o diâmetro de Mercúrio contraiu-se em mais de 1,5 quilómetros, uma situação que os cientistas atribuem ao arrefecimento do núcleo do planeta, noticia a BBC.
«O arrefecimento do núcleo não só alimentou o campo magnético mas também levou à contracção de todo o planeta», afirmou o investigador principal da missão, Sean Solomon, da Carnegie Institution de Washington, EUA.
«Os dados obtidos pela nave também indicam que a contracção total é pelo menos um terço maior do que pensávamos», acrescentou.
Vulcões e campo magnético activo
As tonalidades laranja destacam características geológicas que os cientistas acreditam serem evidências de erupções vulcânicas. Elas circundam toda a Bacia Caloris, uma das maiores e mais jovens crateras de impacto do nosso Sistema Solar.
O campo magnético vivo de Mercúrio, semelhante ao da Terra - dipolar, com um norte e um sul magnéticos - está a intrigar a comunidade científica. Pelas teorias actuais, o núcleo de ferro do planeta já deveria ter arrefecido há muito tempo o que o impossibilitaria de gerar um campo magnético.
Agora será necessário esperar por mais dados que a própria Messenger recolherá.
A sonda espacial sobrevoará Mercúrio por mais duas vezes, uma em Outubro de 2008 e outra em Setembro de 2009.
Os cientistas estão agora a preparar a entrada da Messenger na órbita de Mercúrio, prevista para 11 de Março de 2011.
0 comentários:
Enviar um comentário