Ciência - Planeta Mercúrio encolheu

sábado, 12 de julho de 2008




Planeta Mercúrio encolheu


O planeta mais pequeno do sistema solar tornou-se ainda mais pequeno, revelaram cientistas da NASA na semana passada após analisarem os dados recolhidos pela sonda Messenger.

As informações obtidas pela Messenger mostram que o diâmetro de Mercúrio contraiu-se em mais de 1,5 quilómetros, uma situação que os cientistas atribuem ao arrefecimento do núcleo do planeta, noticia a BBC.



«O arrefecimento do núcleo não só alimentou o campo magnético mas também levou à contracção de todo o planeta», afirmou o investigador principal da missão, Sean Solomon, da Carnegie Institution de Washington, EUA.

«Os dados obtidos pela nave também indicam que a contracção total é pelo menos um terço maior do que pensávamos», acrescentou.

A Messenger (Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging) passou a pouco mais de 200 quilómetros da superfície de Mercúrio em Janeiro de 2008, naquela que primeira visita ao planeta mais pequeno do sistema solar desde a da sonda Mariner 10, em 1975.






Vulcões e campo magnético activo

As tonalidades laranja destacam características geológicas que os cientistas acreditam serem evidências de erupções vulcânicas. Elas circundam toda a Bacia Caloris, uma das maiores e mais jovens crateras de impacto do nosso Sistema Solar.
O campo magnético vivo de Mercúrio, semelhante ao da Terra - dipolar, com um norte e um sul magnéticos - está a intrigar a comunidade científica. Pelas teorias actuais, o núcleo de ferro do planeta já deveria ter arrefecido há muito tempo o que o impossibilitaria de gerar um campo magnético.
Agora será necessário esperar por mais dados que a própria Messenger recolherá.
A sonda espacial sobrevoará Mercúrio por mais duas vezes, uma em Outubro de 2008 e outra em Setembro de 2009.

Os cientistas estão agora a preparar a entrada da Messenger na órbita de Mercúrio, prevista para 11 de Março de 2011.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início