Telescópio Vista - Divulgada a sua primeira imagem

sábado, 12 de dezembro de 2009

O Observatório Europeu do Sul, ESO, divulgou nesta sexta-feira a primeira imagem realizada pelo seu novo telescópio, o Vista. A imagem mostra uma estrela em formação na região conhecida como a Nebulosa da Chama, ou NGC 2024, na constelação de Órion.

O Vista é um telescópio de pesquisa que trabalha em comprimentos de onda infravermelhos. É o maior telescópio do mundo dedicado à cartografia do céu. A sua grande lente, com amplo campo de visão e os detectores muito sensíveis serão capazes de revelar imagens completamente novas do com excelente qualidade de resolução.


Este telescópio tem algumas particularidades interessantes:

 O espelho, com 4,1 metros de diâmetro, detém o recorde de precisão de curvatura - ele é o espelho de grande dimensão com maior curvatura e precisão de polimento, apresentando desvios de uma superfície perfeita de apenas 30 nanômetros.

A sua lente tem 17 centímetros de espessura, pesa 5,5 toneladas e foi feito com um composto cerâmico-
vítreo especial, com expansão térmica muito baixa. O processo de polimento do seu espelho durou dois anos. No seu centro há um furo com 1,2 metro de diâmetro, onde está instalada a câmara do telescópio.

 O telescópio Vista está instalado no topo do monte Cerro Paranal, no deserto do Atacama, no Chile, a 2.518 metros de altitude.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início