Papa Bento XVI proclama aberta a veneração a Pio XII

sábado, 19 de dezembro de 2009

"O papa Bento XVI proclamou hoje como "venerável" Pio XII, após aprovar o decreto pelo qual são reconhecidas as "virtudes heróicas" de Eugenio Pacelli, o primeiro passo para a beatificação e posterior canonização do pontífice italiano."

A Santa Sé mantém-se fiel aos seus princípios, de reconhecer como heróis  da fé e  idolatrar alguns dos maiores facínoras da história. Falta agora que se invente a comprovação de um milagre por intercessão do venerável, para que Pio XII seja proclamado beato e se junte à santa horda de beatos que povoam a Igreja Católica.

Pio XII foi um protagonista covarde e cujo julgamento a história se encarregará de fazer.
Durante a 2ª Grande Guerra silenciou-se convenientemente perante o genocídio perpetrado por Hitler e pelo regime nazi contra os Judeus. Um dos episódios mais controversos prende-se com o silêncio perante a anuência de Mussolini em deportar judeus italianos para Auschwitz.

A boa convivência que mantinha com regimes totalitários, permitiram-lhe enquanto Cardeal, ser promovido a secretário de estado das finanças do Vaticano. Durante o seu prelado, ficaram bem vincadas as suas extraordinárias virtudes, principalmente em matéria de assinaturas de concordatas entre a Santa Sé e os regimes ditatoriais de vários países Europeus.

Foi também com o cardeal Eugenio Pacelli (pio XII) como interlocutor que em 1929, foi assinado entre o ditador fascista Mussolini e Pio XI, o famoso tratado de Latrão, que definiu o território da cidade-estado do Vaticano. Nesse tratado a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, que passa a ser declarado um estado soberano, neutro e inviolável, entre outras mordomias concedidas à Igreja Católica Apostólica Romana.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início