As 10 plantas mais bizarras do mundo natural

domingo, 13 de dezembro de 2009

Rafflesia arnoldii é um membro da espécie Rafflesia. Ela é famosa por produzir a maior flor do mundo, atingindo 106 cm de diâmetro e pesando até 10 kg. Esta é uma planta carnívora e  produz uma substância que atrai insetos, trata-se de um líquido viscoso que que literalmente apanhas os insecto permitindo que a planta se alimente deles. A espécie é natural das ilhas de Samatra e Bornéu, na Indonésia.


A Welwitschia mirabilis pode viver entre 400 e mil e quinhentos anos e  pode sobreviver até cinco anos sem chuva. Esta espécie só existe na Namibia e em Angola.


A Dionaea muscipula  ou Dioneia é uma planta carnívora, tem duas folhas articuladas cobertas de uma penugem ultrassensível que detecta a presença de tudo, desde formigas a aracnídeos.A Dioneia é uma das poucas plantas capazes de movimento vegetal, este complexo mecanismo auxilia a planta na activação das armadilhas que possui nas folhas e assim capturar pequenos insectos. Ela pode ser encontrada no sudeste dos Estados Unidos.


Desmodium Gyrans é conhecida como planta dançarina em função dos graciosos movimentos das suas folhas.  Esta planta é originária de várias regiões da Ásia.


Euphorbia Obesa, também conhecida como a planta baseball, é uma espécie de cacto. A planta é nativa da África do Sul. Esta espécie está ameaçada de risco de extinção no seu meio natural.


O Amorphophallus titanum ou jarro-titão, é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Quando a sua folha se abre, chega  a atingir os três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas. Ela exala um odor fétido a carne podre, o que atrai insectos carniceiros (principalmente besouros), por isso tem igualmente a  fama de ser a maior planta carnívora do mundo.
É uma planta originária das florestas tropicais da ilha de Sumatra, na Indonésia, e é uma planta de difícil disseminação, são raros os locais onde encontra condições para se desenvolver.


A Adansonia ou Embondeiro é conhecido como "árvore garrafa", não só por ter semelhanças com esse objecto, mas também porque é capaz de armazenar cerca de 300 litros de água. São uma espécie de árvore com oito espécies. Seis delas são nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade do mundo). Existe ainda uma espécie no continente Africano e  uma outra na Austrália.
O Embundeiro é a árvore nacional de Madagascar e figura também como emblema nacional do Senegal.


Dracaena cinnabari é conhecida como "árvore sangue do dragão" em função da sua seiva vermelha. é uma planta nativa do arquipélago de Socotra, administrado pelo Iemen, no Oceano Índico.


A Dormideira ou sensitiva (Mimosa pudica L.) é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas. Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia).



 A Selaginella lepidophylla  ou Rosa -de-Jericó é uma planta nativa das regiões desérticas que separam os Estados Unidos do México. Esta planta enrola-se na forma de uma bola e só se desenrola quando é exposta à humidade.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início