Músicas que mudaram o curso da história

domingo, 20 de dezembro de 2009



Houve músicas de intervenção política que no seu espaço temporal mudaram  ou contribuíram para mudar o curso da  história. Ou talvez nem tenham mudado nada!!! Este é um livre arbítrio que cada um pode avaliar per si.

Em Portugal são variados os exemplos de músicas  que marcaram um tempo definido na nossa história recente. Ninguém esquece as músicas de intervenção de Zeca Afonso e as letras de Ary dos Santos que marcaram o período pré e pós revolucionário em Portugal, pelo 25 de Abril.

Os U2 são outra das bandas que marcaram politicamente o seu tempo, a música "Sunday Bloody Sunday"  fazia referência ao  massacre do domingo sangrento na Irlanda do Norte em 1972, no conflito que opunha os que defendiam  a soberania de toda a Irlanda e os que defendiam a união da Irlanda do Norte com o Reino Unido. A questão não era meramente administrativa já que o conflito era agudizado pela intolerância religiosa entre protestantes e católicos. Durante uma marcha pela defesa dos direitos civis, um grupo de  civis pacíficos e desarmados foram massacrados a tiro pelas forças para-quedistas britânicas. Deste massacre resultaram  14 mortos e muitos feridos. A canção foi censurada durante largos anos pelas autoridades britânicas.

Também os Simple Minds, banda Escocesa que fez furor pelos anos 80 e 90,  natural da conturbada cidade de Glasgow (também ela psicologicamente separada pela religião entre católicos e protestantes) não deixava de se imiscuir nas questões políticas que marcavam o conflito entre o IRA e as forças Britânicas que ocupavam a Irlanda do Norte, exemplo disso é o tema "Belfast Child".

Ainda pelos finais da década de 80 os Simple Minds compuseram propositadamente a letra e a música do tema "Mandela Day". Esta música foi apresentada num concerto, no estádio de Wembley em 1988, que viria a afirmar um amplo movimento de pressão internacional pela  libertação de Nelson Mandela.
Nelson Mandela era uma activista politico e guerrilheiro da África do Sul que esteve preso por se opor às leis raciais que vigoravam no seu país e por lutar pela liberdade dos homens. Foi o principal impulsionador do movimento anti-apartheid, em 1962 as autoridades do seu país com o conluio da CIA, prenderam-no e foi acusado de terrorismo, viria ser libertado no dia 11 de Fevereiro de 1990 pela pressão dos movimentos  internacionais que então se criaram em defesa da sua libertação.

Muitos e muitos outros exemplos poderiam aqui ser referidos, a intenção desta publicação nem sequer é de ser muito rigorosa com a história, a única intenção é relembrar velhos sucessos dos anos 80, sucessos esses cuja mensagem talvez nos passasse um pouquinho ao lado no apogeu da nossa juventude, mas que foram bem marcantes no ouvido de muitos altos responsáveis, ao ponto de terem sido censuradas pela incomodidade e afronta que opunham aos poderes instituídos.




0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início