Ano Novo recebe o fenómeno da Lua Azul

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lua Azul - A noite da  passagem de ano reserva-nos uma surpresa astronómica 

Na noite de amanhã véspera de ano novo, irá ocorrer uma das efemérides mais raras do nosso calendário.

A última Lua Cheia ocorreu no dia 2 de dezembro e aparecerá de novo  com o seu esplendor, mesmo a tempo de entrar no novo ano.

O fenómeno é chamado de Lua Azul e acontece sempre que temos uma segunda Lua Cheia no mesmo mês. A frequência deste acontecimento é pouco vulgar e só acontece uma vez a cada 2 ou 3 anos.

A última vez que tivemos uma Lua Azul foi no dia 31 de maio de 2007, apesar do nome pretender indicar o contrário, sosseguem que a lua não irá aparecer duma cor diferente, nem tão pouco pelo nome criem sugestões de bons presságios clubistas, nada disso! o nome é meramente popular e surgiu de uma interpretação errada de um almanaque nos Estados Unidos.

O fenómeno é ainda mais interessante se tiver-mos em conta que Luas Azuis em vésperas de Ano Novo, só acontecem  uma vez a cada 19 anos, a última ocorreu na passagem de ano de 1990 para 1991 e a próxima será em 2028.

Esta efeméride acontece devido ao facto de o ciclo lunar ser de 29,5 dias, o que torna possível que a Lua Cheia possa aparecer duas vezes no mesmo mês.

Já agora só a título de curiosidade, o mês de Fevereiro é o único mês do ano em que é impossível haver uma Lua Azul, aliás até é plausível que durante um mês de Fevereiro, mesmo em anos bissextos, possa não ocorrer uma Lua Cheia, neste caso teríamos uma outra efeméride ainda mais rara, a ocorrência de 2 Luas Azuis no mesmo ano, uma em Janeiro e outra em Março, isto ocorre aproximadamente a cada 35 anos.

Para concluir, resta dizer que as Luas Azuis são uma mera curiosidade não tendo em si mesmo um especial significado astronómico.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início