Ano Novo recebe o fenómeno da Lua Azul
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Lua Azul - A noite da passagem de ano reserva-nos uma surpresa astronómica
Na noite de amanhã véspera de ano novo, irá ocorrer uma das efemérides mais raras do nosso calendário.
A última Lua Cheia ocorreu no dia 2 de dezembro e aparecerá de novo com o seu esplendor, mesmo a tempo de entrar no novo ano.
O fenómeno é chamado de Lua Azul e acontece sempre que temos uma segunda Lua Cheia no mesmo mês. A frequência deste acontecimento é pouco vulgar e só acontece uma vez a cada 2 ou 3 anos.
A última vez que tivemos uma Lua Azul foi no dia 31 de maio de 2007, apesar do nome pretender indicar o contrário, sosseguem que a lua não irá aparecer duma cor diferente, nem tão pouco pelo nome criem sugestões de bons presságios clubistas, nada disso! o nome é meramente popular e surgiu de uma interpretação errada de um almanaque nos Estados Unidos.
O fenómeno é ainda mais interessante se tiver-mos em conta que Luas Azuis em vésperas de Ano Novo, só acontecem uma vez a cada 19 anos, a última ocorreu na passagem de ano de 1990 para 1991 e a próxima será em 2028.
Esta efeméride acontece devido ao facto de o ciclo lunar ser de 29,5 dias, o que torna possível que a Lua Cheia possa aparecer duas vezes no mesmo mês.
Já agora só a título de curiosidade, o mês de Fevereiro é o único mês do ano em que é impossível haver uma Lua Azul, aliás até é plausível que durante um mês de Fevereiro, mesmo em anos bissextos, possa não ocorrer uma Lua Cheia, neste caso teríamos uma outra efeméride ainda mais rara, a ocorrência de 2 Luas Azuis no mesmo ano, uma em Janeiro e outra em Março, isto ocorre aproximadamente a cada 35 anos.
Para concluir, resta dizer que as Luas Azuis são uma mera curiosidade não tendo em si mesmo um especial significado astronómico.
0 comentários:
Enviar um comentário