Curiosidades - Tulipeiro-da-Virgínia de Mosteiró

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Assim à primeira vista o Tulipeiro da Virgínia não vos diz grande coisa, agora se eu vos disser que um destes espécimes é a única árvore classificada de interesse público em Santa Maria da Feira, talvez já valha pela curiosidade.

Em todo o distrito de Aveiro, apenas existem mais 12 árvores de todas as espécies classificadas como sendo de interesse público. Cinco delas são sobreiros, duas são plátanos, outras duas são araucárias-de-norfolk, uma é um pinheiro-bravo, uma outra é uma bela-sombra e finalmente o conjunto de árvores de várias espécies do parque de La Salette, em Oliveira de Azeméis. Ver lista Completa

O tulipeiro de Mosteiró está classificado pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) sob o processo nº KNJ1/466 - D.R. nº 102 II Série de 26/05/2006.


O tulipeiro da Virgínia é uma espécie de rara beleza sobretudo na época da floração. As flores em forma de tulipa aparecem sempre entre Maio e Junho, por esta razão esta árvore também é conhecida vulgarmente por  "Árvore do ponto".

A árvore tem cerca de 40 metros de altura, tem 5,1 metros de perímetro de base, a copa tem 23 metros de diâmetro e estima-se que tenha uma idade de 100 anos.

Este exemplar pode ser observado na Quinta de Sousa Brandão, na freguesia de Mosteiró.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início