Anunciada a existência de um enorme mar em Titã

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os cientistas já há muito que especulavam sobre a possível existência deste mar, na maior lua de Saturno.
Desde o encontro da sonda Huygens com Titã, no dia de Natal de 2004 que se esperava encontrar estes lagos, Em 30 de Julho de 2008, a Nasa anunciou a descoberta de um lago líquido próximo à região polar sul da lua. O lago chama-se Ontario Lacus.

Agora cientistas Alemães ligados à missão Cassini anunciaram a descoberta de um imenso mar interior com uma área de 400 mil Km2.

O mar foi baptizado de "Krake Mare", esta grande massa líquida não é composta de água, mas de metano líquido ou de outro tipo de hidrocarboneto. O mar está no pólo norte de Titã e a sua descoberta foi possível graças às imagens obtidas pela sonda  Cassini. Um espectrómetro de mapeamento visual e infravermelho (VIMS, sigla em inglês) permitiu ver um brilho, semelhante ao reflexo do sol sobre o mar.
A lua Titã tem despertado o interesse da comunidade científica  por várias razões, uma delas prende-se com o facto de a sua atmosfera ser rica em azoto, tal e qual a Terra nos seus tempos primitivos, outra das características desta lua é de ser, para além da Terra, o único corpo celeste que se conhece onde chove, não uma chuva de água , mas uma chuva de metano.

Comentário: É curioso que enquanto na Terra as nações se confrontam pela posse dos recursos energéticos, como é o caso,  dos cada vez mais  escassos combustíveis fósseis, em Titã existem mares de gasolina e chove gás liquefeito.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início