Ossétia do Sul - Novo conflito que emerge às portas da Europa

sábado, 9 de agosto de 2008


A geografia da Geórgia divide-se em três partes distintas: a norte e a sul é montanhoso, incluindo, a norte, a vertente sul do Grande Cáucaso, e a sul parte do Pequeno Cáucaso e os primeiros contrafortes das montanhas da Arménia e da Anatólia; ao centro estende-se um amplo vale que toma o cariz de planície costeira junto ao litoral do mar Negro.



Na Antiguidade, gregos, persas e romanos invadem a região sucessivamente. Os romanos introduzem a religião cristã em 337. Mais tarde, o território torna-se foco de disputas entre o Império Persa e o Império Bizantino. Depois cai em poder dos árabes, em 654, quando um emirado muçulmano é estabelecido em Tbilisi, a capital.

Os georgianos recuperam a independência e atingem o apogeu de sua cultura entre os séculos VIII e XIII, sob a dinastia Bagratuna, fundadora de um Império que se estende do Azerbaidjão à Turquia. A invasão mongol, em 1386, põe fim à Idade de Ouro georgiana...

Em 1453, a tomada de Constantinopla (capital do Império Bizantino) pelos turcos isola a Geórgia do mundo cristão. Nos três séculos posteriores, o país sofre repetidas invasões de turcos e persas, até que, em 1783, se submete ao Império Russo. Os russos anexam a Geórgia no século XIX...

Dominada pelas altas montanhas do Cáucaso, a Geórgia tem a maior parte de seu território coberta por florestas. Em férteis planícies cultiva frutas cítricas, vinhas e chá.

Rico em recursos minerais, o país possui importantes indústrias metalúrgicas e reservas de petróleo ainda inexploradas. A sua economia tem sido abalada por conflitos internos desde a sua independência que se seguiu ao colapso da antiga União Soviética, em 1991...

A Geórgia é um importante ponto estratégico que faz a ponte entre a Rússia, A Europa Ocidental, o Médio Oriente e a Ásia , é por lá que passam os gasodutos e os oleodutos que transportam gás natural e petróleo desde o Médio Oriente para a Europa e Rússia.

No seu território têm surgido problemas com o separatismo :




Ossétia do Sul - Os Ossetas são um povo de origem persa, dividido entre a Federação Russa e a Geórgia durante o regime Estalinista (1924-1953). Em 1990, a Ossétia do Sul declara a independência, primeiro passo para integrar-se à república russa da Ossétia do Norte. A Geórgia torna-se independente da URSS em 1991 e lança uma ofensiva militar contra os Ossetas. Os choques terminam depois da mediação da Federação Russa, em 1992, e da criação de uma força de paz integrada por Russos, Ossetas e Georgianos. A comunidade Internacional nunca reconheceu o estatuto de Estado Independente à Ossétia do Sul e o recente ataque da força aérea Georgiana às posições das forças de paz Russas, tende a agravar o conflito com os Russos.



Abecásia - Habitada por maioria de etnia abecásia até os anos trinta, quando José Estaline envia para a região milhares de georgianos. A Geórgia não reconhece o movimento separatista dos abecásios, alegando que são minoria (18%). Mas os rebeldes criam a República Autónoma da Abecásia, em 1992, o que dá início aos conflitos. Um cessar-fogo é alcançado em 1993, seguido do envio de uma força de paz da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e de uma missão de observadores da ONU em 1994. Mesmo assim há frequentes irrupções de violência. Em outubro de 1999, o governo abecásio promove um referendo sobre a independência, que obtém 97% de apoio, mas não é reconhecido pela Geórgia. A ONU e a Federação Russa prorrogam a sua permanência na área.


Fonte : Adaptado a partir da Wikipédia


PUBLICAÇÃO : O COMENDADOR



1 comentários:

Anónimo disse...

necessario verificar:)

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início