Ciência - Chuva de estrelas ocorre na madrugada de terça-feira

segunda-feira, 11 de agosto de 2008



Agosto é o mês ideal para que os aficionados pelos astros assistam às chuvas de meteoros Perseidas. Uma das chuvas de estrelas fugazes mais espectaculares que ocorrem no ano é o das Perseidas - assim chamadas por ter origem na constelação de Perseu - que poderá ser vista com maior intensidade na madrugada de terça-feira.
A chuva de meteoros Perseidas acontece porque, uma vez por ano, a Terra é alvejada pelos resquícios dispersos pelo cometa Swift-Tuttle.
Quando nosso planeta passa através da nuvem da poeira deixada pelo Tuttle, as partículas queimam em contato com a atmosfera, criando os raios brilhantes.


Uma boa dica para quem quiser ver o fenómeno é ficar no lugar mais alto e escuro possível, onde a noite é mais 'limpa' e não há luzes de edifícios altos ou sombras de grandes colinas.

Infelizmente não parece ser o caso da próxima madrugada, já que as condições atmosféricas que se prevêm são extremamente desfavoráveis, céu muito nublado e chuva.



As Perseidas podem ser observada todos os anos do dia 20 de julho até o dia 19 de agosto.

As condições de observações dos meteoros mudam de ano para ano, de acordo com as variações de concentração destas partículas no caminho da Terra.


Além de ser uma das chuvas de estrelas fugazes mais espetaculares, as Perseidas têm uma grande importância histórica porque foram a primeira comprovação da relação das chuvas de estrelas com os fragmentos de um cometa.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início