Ciência - Confirmada a presença de água em Marte

sábado, 2 de agosto de 2008



A
s análises de laboratório, realizadas na sonda exploradora "Phoenix", confirmaram a existência de água no planeta Marte, informou hoje a NASA.

Temos água" em Marte, afirmou William Boynton, responsável pelo analisador termal da "Phoenix" na Universidade de Arizona. Um comunicado da agência espacial norte-americana, NASA, indica que o braço robótico da sonda depositou na quarta-feira nos seus instrumentos uma amostra de solo na qual foram identificados vapores de água.

Segundo o cientista, esta é a primeira prova concreta e segura da presença do líquido no planeta. Acrescentou que tinham já sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave Mars Odyssey e que outros se diluíram ao serem observados pela "Phoenix" no mês passado.

"Mas esta é a primeira vez que é tocada e analisada água marciana", sublinhou numa conferência de imprensa. A amostra em que se confirmou a presença de água foi extraída de uma perfuração de cerca de cinco centímetros no solo marciano onde o braço robótico deparou com uma dura camada de material congelado.

Ao ficar exposta durante dois dias ao ambiente marciano, a água que continha começou a evaporar-se, o que facilitou a sua observação - refere o comunicado. "Marte está a dar-nos algumas surpresas", comentou peter Smith, investigador principal da missão.


A sonda exploratória Phoenix desceu a 25 de Maio na região do pólo norte marciano para uma missão de três meses que terminava em Agosto. Todavia, devido aos êxitos alcançados, a missão foi prolongada até 30 de Setembro. "Como a Phoenix está de boa saúde e também são boas as projecções no que se refere à sua energia solar, queremos aproveitar este recurso num dos pontos mais interessantes do planeta", afirmou Michael Meyer, cientista do programa de exploração de Marte.

Sonda Phoenix


Fonte : Jornal Expresso

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início