Profecias sobre o fim do mundo

domingo, 8 de novembro de 2009

O filme "2012", que estreia nos cinemas no próximo dia 13 de Novembro, esta data não é inocente, pois trata-se de um dia treze, sexta-feira, esta nova criação cinematográfica traz à liça novamente a discussão sobre o fim do mundo. Durante séculos, as pessoas aprenderam, sem muitos sobressaltos, a conviver com perspectivas catastróficas tratadas desde o calendário maia até às previsões de profetas modernos. Apesar disso, estes cenários horrendos do Apocalipse sempre têm algo em comum: nunca acontecem. Por causa disso, o site científico Live Science resolveu escolher as 10 premonições que mais curiosidade, interesse e apreensão despertaram ao longo dos últimos 2 séculos, mas que nunca aconteceram.

Galinha profeta de Leeds, 1806

A história tem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o regresso iminente de Jesus Cristo, mas nenhuma mensagem é mais estranha do que a da galinha de um inglês na cidade de Leeds, em 1806. O que se contava era que a "galinha profeta" começou a por ovos com a frase "Cristo vem aí!". As notícias deste milagre depressa se disseminaram pela população e muitos convenceram-se que o dia do juízo final estava ali bem próximo. Até que alguém mais céptico e mais inteligente descobriu que tudo não se passava de uma farsa.

Os millerites, 23 de Abril de 1843

Um agricultor da Nova Inglaterra chamado William Miller, depois de ter feito durante vários anos um estudo rigoroso sobre a bíblia , concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser adivinhado a partir de uma interpretação estritamente literal da escritura.

Ele explicou para quem quisesse ouvir que o mundo acabaria algures entre 21 de Março de 1843 e 21 de março de 1844. O agricultor pregou as suas conclusões e espalhou a notícia e foi de tal forma convincente que teve o apoio de milhares de seguidores - conhecidos como Millerites - Após alguma discussão acertaram entre si a data de 23 de Abril como a data que poria fim à humanidade.




Muitos estavam de tal forma convencidos que trataram de vender ou dar os seus bens , admitindo que eles deixariam de ser necessários, mas quando chegou o ansiado 23 de Abril, e Jesus Cristo não veio, o grupo finalmente se dissolveu - com alguns elementos integrantes a formarem o que hoje são os adventistas do Sétimo Dia.




Mórmon e o Armageddon, 1891

Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, convocou uma reunião urgente dos líderes da sua igreja em Fevereiro de 1835 para contar que tinha falado com Deus recentemente e, que durante a conversa, tinha ouvido que Jesus Cristo estaria de volta nos próximos 56 anos. Nesta data, o fim do mundo seria iniciado imediatamente.

Cometa Halley, 1910
Em 1881, um astrónomo descobriu por meio da análise espectral que as caudas dos cometas eram compostas por um gás mortal chamado cianogênio, conhecido também como cianeto. Esta foi apenas uma notícia de interesse passageiro até que alguém alertou que a Terra poderia passar pela cauda do cometa Halley em 1910.

Será que todos no planeta seriam atingidos por um gás tóxico mortal? A especulação foi reproduzida nas primeiras páginas do jornal americano The New York Times e outros periódicos, gerando um pânico em massa no próprio país e no exterior. No entanto, os cientistas conseguiram explicar que não havia nada a temer.




Pat Robertson, 1982

Em maio de 1980, um pregador televisivo e fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, assustou e alarmou a população - ao contrário de Mateus 24:36 ("Ninguém sabe que dia ou hora, nem os anjos no céu") - ao informar no seu programa de televisivo que ele sabia que o mundo ia acabar. "Eu garanto que até o final de 1982 o mundo terá o juízo final", disse Robertson.

Heaven's Gate, 1997
Quando o cometa Hale-Bopp surgiu em 1997, surgiram rumores de que uma nave extra-terrestre estava seguindo o rasto do cometa - encoberto, é claro, pela NASA e pela comunidade astronómica. Embora a alegação tenha sido refutada por astrónomos - e poderia ser refutada por qualquer pessoa com um bom telescópio - os rumores foram espalhados por um reconhecido programa de rádio.

A partir de então, uma seita que fazia o culto dos OVNI's em San Diego, chamada Heaven's Gate, concluiu que o mundo iria acabar em breve. O mundo realmente teve um fim, mas apenas para os 39 membros do grupo, que se suicidaram em 26 de Março de 1997.


Nostradamus, Agosto de 1999

As escritas ocultas e metafóricas de Michel de Nostrdame têm intrigado as pessoas por mais de 400 anos. Seus textos, cuja precisão depende muito da flexibilidade da interpretação, foram traduzidas e retraduzidas em dezenas de versões diferentes. Um dos mais famosos dizia: "No ano de 1999, sétimo mês, do céu virá um grande rei do terror".

Bug do Milénio, 1º de Janeiro de 2000
No início do século passado, muita gente ficou preocupada que os computadores poderiam causar o fim do mundo. O problema, referido pela primeira vez no início dos anos 70, era de que muitos computadores não seriam capazes de diferenciar as datas entre 2000 e 1900.

Ninguém estava realmente certo sobre o que aconteceria, mas muitos acreditaram que um holocausto nuclear pudesse destruir o planeta. Nada disso ocorreu e o novo milénio começou com apenas algumas falhas.




Gelo e o fim do mundo, 5 de Maio de 2000

Se o mundo não acabasse com o bug informático do milénio, seguramente haveria uma outra catástrofe global, foi pelo menos o que assegurou Richard Noone, autor do livro "5/5/2000 Ice: the Ultimate Disaster" ("5/5/2000 Gelo: A Catástrofe final", na tradução do inglês). Segundo Noone, a massa de gelo da Antárctida ficaria com 3 km de espessura em 5 de maio de 2000 - data em que os planetas estariam alinhados no céu, o que provocaria o degelo global.

Pastor da Igreja de Deus, 2008
Segundo o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, o fim dos tempos está sobre nós - mais uma vez. No seu livro "2008: God's Final Witness" ("2008: O testemunho final de Deus", em inglês), ele afirma que centenas de milhões de pessoas vão morrer até ao final de 2006, "haverá um prazo máximo de dois anos para que o que restasse do mundo mergulhar no pior momento de toda a história humana". No outono de 2008, os Estados Unidos deixariam de ser uma potência mundial e perderiam a sua independência e soberania.

Profecias e visionários sempre os houve e sempre os haverá , enquanto alguém lhes der crédito, o que eu acredito é que dentro de 4,5 mil milhões de anos a terra será volatizada pela expansão do diâmetro da superfície solar, até lá vou dormir seguramente descansado.

1 comentários:

Daniel Gomes disse...

Agora com o 21 de Dezembro de 2012, vamos assistir a uma histeria total.
Espera e vais ver...

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início