Há água na Lua!

sábado, 14 de novembro de 2009

Os cientistas já não têm dúvidas, existe mesmo água na Lua sob a forma de gelo.

Os resultados foram confirmados depois de terem sido analisados todos os dados fornecidos pela sonda LCROSS que se despenhou propositadamente na Lua no mês passado.

Fica assim resolvido um dos enigmas que mais intrigou a humanidade durante o Séc. XX.

Não se pense porém que a composição química H2O ficará restrita ao sistema Terra-Lua, em
Marte por exemplo existem fortes indícios de que possa existir água congelada por baixo da crosta marciana, assim como na lua Europa de Júpiter, onde se supõe que possa existir um oceano por baixo do manto gelado que cobre a superfície deste satélite.

Se a água é uma das condições essenciais para a existência de vida, apesar de eu achar que este chavão é pretensioso (na terra são encontradas formas de vida que prosperam em ambientes bastante estéreis que dispensam a "fonte da vida") não deixa de ser mais uma boa notícia para quem acredita que possam existir formas de vida extra-terrestres.

Se a água é essencial para os humanos, significa isto que poderemos estar próximos de começar a colonização do nosso satélite, há muito que se fala da instalação de uma base na Lua, mas nunca como agora estarão reunidas condições para que o projecto possa avançar.

Outros haverá que já estarão a fazer contas à vida. Com sentido apurado para o negócio não faltará quem se apreste a explorar as riquezas do nosso satélite.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início