As 10 maiores teorias da conspiração

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nos últimos tempos muito se tem falado de conspirações, a mais recente dessas teorias prende-se com a gripe provocada pelo vírus H1N1 e pela rapidez no desenvolvimento da vacina e também porque não dizê-lo, pelas recentes polémicas que os efeitos adversos provocados pela vacina estão a provocar mesmo entre a comunidade médica.

Talvez importe aqui descodificar um pouco este conceito da teoria da conspiração, que tem tornado célebre alguns romancistas como Dan Brown.

O conceito pode traduzir-se basicamente pela existência de teorias, que explicam determinadas ocorrências históricas ou actuais como sendo o resultado de planos altamente secretos desenvolvidos por um ou mais indivíduos de forma sinistra com o intuito de prejudicar alguém.

Estas teorias geralmente exploram todas as vulnerabilidades do evento decorrido, por mais insignificantes que possam ser. Ao longo da história foram muitas as conspirações que resultaram em drama e tragédia, mas de certo modo, as explicações para a conspiração têm também elas muitas fragilidades e não raras vezes serão muito pouco sustentáveis do ponto de vista racional.

O móbil do conspirador tem por finalidade obter poder, seja poder político, económico ou status social.



As 10 maiores teorias da conspiração do mundo contemporâneo Ocidental.

1. A chegada do homem à Lua foi uma montagem televisiva da NASA.

O menu de versões para esta teoria é variado. Diz-se que o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke foi o autor do guião desta história e que Stanley Kubrick foi o realizador de toda a trama da alunagem, supostamente rodada em Londres.

Existe um documentário francês da Operação Lua, o director William Karel levanta diversas hipóteses e rebuscadas explicações para o acontecimento tendo-se valido habilmente de uma mistura de acontecimentos reais e falsos com o claro intuito de descredibilizar a história.

Nos anos 70 cerca de um terço das pessoas acreditava nesta teoria, hoje apenas 6% da população ainda acredita que o homem nunca esteve na Lua, outros acreditam que esteve em órbita mas nunca houve uma alunagem, etc, etc,etc.

Recentemente uma sonda espacial Japonesa que cartografou a Lua com câmaras de alta resolução (resolução inferior a 5 metros), não conseguiu registar nenhuma imagem dos módulos das missões Apollo que supostamente deveriam estar na Lua desde os anos 70, nem sequer foi possível fotografar os famosos veículos de exploração lunar (LRV - Lunar Roving Vehicle).

Não obstante, ainda mais recentemente a Nasa publicou igualmente imagens de alta resolução, tiradas pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter = Sonda Orbital de Recoonhecimento Lunar), onde afirmam inequivocamente que é possível vislumbrar os vários módulos de alunagem das missões Apollo em locais distintos.

2 - O 11 de Setembro de 2001 foi obra do próprio governo Americano


A teoria conspirante diz que foi um atentado do próprio governo de George W. Bush, como forma de criar um motivo para lançar uma cruzada contra o terrorismo.

Existe um documentário "Loose Change" com milhões de visitas na net, que se converteu na expressão máxima desta conspiração orquestrada pelas autoridades Americanas, que ordenaram o derrube das torres gémeas do World Trade Center.

Esta teoria argumenta ainda que nenhum avião comercial teria colidido contra o edifício do Pentágono. As explosões foram provocadas por mísseis disparados de dentro da própria América.

Outra questão muito mal explicada foi a queda do voo 93 da United Airlines, que inclusive foi postulado em filme.

Apesar da versão oficial sustentar que a queda do aparelho, se ficou a deveur a uma luta dentro do cockpit do avião, entre os terroristas e os passageiros, várias testemunhas afirmam ter ouvido uma explosão antes do avião se desfazer em destroços e muitas provas evidenciam que o quarto aparelho supostamente envolvido nos ataques dos terroristas, foi efectivamente abatido por um míssil disparado por caças da força aérea Americana .


Continua (...)

1 comentários:

Daniel Gomes disse...

Ora aí estão temas interessantes.
Sobre o 11 de Setembro existe um reportória bem mais extenso de factos por explicar.
Mas há coisas que me deixam pasamdo: há quem diga que os aviões que colidiram com as Torres Gémeas, nem estavam a ser pilotados por extremistas.
Porra, então estariam a pilotar-se sozinhos? Os aviões teriam descolado sem piloto? O piloto automático é capaz de tudo isto?
Não nos podemos esquecer que, sem extremistas, esta teoria fica muito frágil...

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início