Curiosidades - Parasquavedequatriafobia

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Parasquavedequatriafobia - Este termo meio complicado foi adoptado para designar a psicose patológica do medo pelas sextas-feiras 13.

Sempre que o mês começa ao Domingo inevitavelmente teremos uma sexta-feira 13, ora este mês de Novembro começou num Domingo e como tal, o próximo dia 13 será uma sexta-feira.
Isto poderá acontecer mais do que uma vez no mesmo ano, mas certo é que pelo menos uma vez no ano lá teremos uma sexta-feira 13.

Esta fobia pela sexta-feira 13 é um dado curioso, pois é coisa tipicamente da cultura Portuguesa e Anglo-Saxónica, os Espanhóis por exemplo, temem particularmente a Terça-Feira 13.
Noutras culturas o número 13 até significa bom presságio, por exemplo; na Índia e no Brasil o número 13 é visto como um número que traz boa sorte. Já na China e no México, este número está relacionado com o sagrado.

Na China o número 4 é tido como o mensageiro do azar. Os promotores imobiliários têm imensa dificuldade em vender apartamentos que se localizem no 4º andar e, mesmo de passagem, os elevadores nunca param no 4º andar.

Estudos revelam que cerca de 8% da população dos Estados Unidos tem medo da 6ªFeira 13.

O medo das 6ªs Feiras 13 também pode ser designado de Frigatriscaidecafobia.

Neste dia muita gente evita ver gatos pretos, passar por baixo de escadas, partir espelhos, etc, etc,etc,.

Há quem aponte que a Idade Média como estando na origem deste receio à 6ªFeira 13, remonta ao mês de Outubro do ano de 1307, ano em que o rei Felipe IV de França, depois de desentendimentos com a Igreja, ilegalizou a Ordem dos Templários e iniciou uma perseguição feroz, uma autêntica caça às bruxas aos membros da ordem, acabando muitos Templários por irem parar à fogueira.

Outros apontam para a mitologia nórdica, a origem desta superstição. Após a conversão dos nórdicos ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa e levada para o alto de uma montanha, onde permaneceu em exílio. Para se vingar dos humanos, todas as sextas-feiras reunia-se em conjunto com outras 11 bruxas e 1 demónio, para rogar pragas.

Curiosamente é do nome Friga que deriva a palavra que designa a 6ªFeira em todas as línguas Anglo-Saxónicas e Escandinavas.

Outra versão aponta para Odin - o deus excelsior dos escandinavos. Reza a lenda que Odin, chefe de uma tribo localizada na Escandinávia, juntou 12 intelectuais para um festim. Loki, deus da discórdia e do fogo, aparece sem ter sido convidado. Loki, com ciúmes da enorme beleza de Balder, deus do Sol e filho de Odin, engana Hodur, o deus cego, e faz, por engano, com que este assassine Balder. Mais uma vez, assim se criou um mito em volta do número 13 e do azar que este traz.

Há quem sustente ainda que a origem sinistra da sexta-feira 13 está relacionada com a última ceia de Jesus com os 12 apóstolos. A ceia decorreu na véspera da morte de Cristo, sendo que 12 apóstolos com Jesus perfariam o número 13.

Trisquaidequafobia - Este termo também ele algo complexo designa apenas a fobia ao número 13.

Se sofre desta psicose do dia 13 e das 6ªs-Feiras 13, o melhor remédio que tem para combater esta fobia começa por tentar pronunciar o nome da coisa, depois é só deixar de acreditar em superstições idiotas.

0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início