Sonda Japonesa Kaguya colidiu com a Lua
terça-feira, 16 de junho de 2009
A sonda espacial Kaguya projectada pela agência espacial japonesa (Jaxa) foi propositadamente programada para colidir com a superfície da Lua. Telescópios de várias partes do mundo fotografaram as partículas de poeira originadas pela colisão.
A Jaxa, agência espacial japonesa, está processando agora as imagens obtidas com o impacto e espera divulgar em Novembro um relatório com as análises e conclusões detalhadas sobre o acontecimento.
O impacto da sonda com a superfície lunar deu-se a uma velocidade supersónica, mais de 6000 Km/h.
O grau de inclinação da sonda na altura do impacto pode ter provocado um efeito de ricochete, tendo levantado uma maior quantidade de poeiras e partículas do que o inicialmente previsto, no entanto, as imagens obtidas por telescópios a partir da Terra ainda não confirmaram esta possibilidade.
A Kaguya foi lançada em Setembro de 2007. Apesar de ter sido projectada para estudar a Lua, a sonda captou algumas das imagens mais espectaculares da Terra, vista do espaço.
Foi também a primeira vez que se obtiveram imagens em alta definição da superfície da Lua.
Inicialmente a sonda japonesa denominava-se Selene, levou consigo dois pequenos satélites, que foram libertados quando a Kaguya entrou na órbita da Lua. Os dois micro-satélites de comunicações permitiram que a sonda enviasse dados de modo contínuo com a Terra, mesmo quando a sonda se encontrava do lado escuro da Lua.
Os dois satélites também foram utilizados para medir com precisão o campo gravitacional da Lua.
Antes da Kaguya, as sondas espaciais Change 1, da China, e Smart-1, da agência espacial europeia, também foram colocadas em rota de colisão e colidiram contra a superfície da Lua.
Agora, todas as atenções se voltam para as sondas LRO e LCROSS, da NASA, que deverão ser lançadas no próximo dia 18 de Junho.
PUBLICAÇÃO: O COMENDADOR
2 comentários:
Realmente as imagens são espetaculares!
Ah, mais uma coisa: nenhum vestígio das missões APOLLO.
obrigado pela visita Israel, se quiseres ver vestigios das missões Apollo, podes fazê-lo em
http://feiradascomendas.blogspot.com/2009/07/homem-na-lua-foi-40-anos.html
As imagens foram obtidas pela sonda LRO (LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter)que actualmente se encontra a mapear a superfície lunar com imagens de alta resolução.
Cumprimentos
Enviar um comentário