Espanha - Campeão Europeu de Futebol
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Viva La España!
A Espanha junta assim pela 2ª vez o seu nome, à lista de titulares de Campeão Europeu de Selecções em futebol.
O 1º Título tinha sido conquistado em 1964, numa final polémica com a União Soviética, com a vitória a ser arrancada para a Espanha (país organizador) por 2-1.
Este Europeu de 1964 decorreu sob o signo da polémica, vivia-se em plena guerra-fria, e o ditador Franco não hesitou em manipular os bastidores da UEFA, para que a Espanha fosse campeã.
Cai o pano sobre o Euro 2008, a Espanha sucede à Grécia como campeão Europeu de Futebol.
Foi uma vitória justa e premiou a selecção que presenteou os amantes do futebol com as exibições mais consistentes.
Foi a vitória da humildade sobre a arrogância e sobranceria, foi a vitória da inteligência sobre a massa bruta, foi a vitória de um grupo de estrelas e não das estrelas do grupo. Na minha opinião o maior exemplo da bravura Espanhola foi Marcos Senna, curiosamente um Brasileiro naturalizado, no entanto, considero Iniesta como o melhor jogador deste Euro 2008.
Confesso que nunca fui grande admirador da selecção de Espanha, mas desta vez tiro-lhes o chapéu!
Sem espinhas,… parabéns para a Espanha!
O segredo desta selecção no meu entender esteve no seu conjunto e na sua atitude , ao contrário, por exemplo, da selecção Portuguesa que não mostrou conjunto, nem atitude, nem raça para vencer, além de alguns lampejos individuais, dos quais destaco o Deco e o Pepe, tudo o resto foi medíocre a pender para o fraquinho.
Para o Ronaldo...
Como ainda é bastante jovem, talvez tenha ainda muitas oportunidades, de mostrar aquilo que não mostrou nesta grande competição, é nos grandes palcos que se mostra quem tem personalidade para ser o melhor artista do mundo, e desta vez o nosso menino mimado ainda não conseguiu mostrar o que almeja.
0 comentários:
Enviar um comentário