Viagens pela nossa Terra

quarta-feira, 25 de junho de 2008






Lixeira a céu aberto em Mozelos








Mozelos, terra de califas e de personagens do mundo cinéfilo, tem agora uma nova atracção, no extremo poente da rua Vilas de Baixo, já perto da fronteira com S.P.Oleiros existe uma extensa lixeira a céu aberto.
Desde lixos domésticos a lixos industriais de tudo se encontra, a lixeira é bastante selectiva tendo áreas bem definidas consoante o tipo de lixo.
Existe inclusive, uma zona determinada para os limpa-fossas poderem fazer a descarga dos seu precioso líquido.
Bem no interior do mato,em trilhos bem definidos pelos rodados dos veículos, somos despertados por um cheiro nauseabundo a fossa, que vai contaminando os lençóis freáticos, as linhas de água superficial e também destruindo e secando toda a vegetação em redor.
Apesar de toda esta ironia, a situação é grave e deveria merecer uma grande atenção por parte dos responsáveis autárquicos.
O que está aqui em causa é a saúde pública e a preservação do meio ambiente, sendo antes de mais vergonhoso para a freguesia ter esta entulheira como cartão de visita, numa das suas principais entradas.
Existe seguramente,muita falta de consciencialização cívica e ambiental, mas acredito que também exista muita ignorância e falta de informação.
Muitos destes resíduos estão aptos a ser reciclados, alguns dos objectos mais volumosos, tipo electrodomésticos, reservatórios de plástico,etc., até poderiam ser valorizados, talvez muita gente desconheça que estes objectos de maiores dimensões podem ser recolhidos pelas juntas de freguesia, bastando para tal fazer uma marcação e combinar um dia para a recolha ou então informar-se na junta de freguesia das condições de recolha, em qualquer dos casos este serviço é gratuito.
Outra "preciosidade" desta lixeira é a existência de uma cratera coberta por aquilo que parece ser água e que tem alguma profundidade.
Ora isto constitui um risco acrescido, para quem se lembrar de usar aqueles terrenos em consequência de alguma aflição orgânica.
Pena que neste país a prevaricação compensa quase sempre quem infringe em prejuízo da sociedade.
A Junta de freguesia de Mozelos na pessoa do seu presidente tinha obrigação de conhecer esta situação e desenvolver acções para lhe pôr fim , mas acredito que, depois de Gilberto Madaíl o dr. Jorge Ferreira seja o cidadão mais ocupado do distrito de Aveiro.
Este homem é um verdadeiro "Labour Man", é a junta de freguesia, é a Unidade de Saúde, é o Centro Social, é o seu consultório privado, é a policlinica da Vergada, é a medicina no trabalho, é a elaboração de promessas para a freguesia, enfim seria fastidioso estar a relatar toda a sua jornada diária de trabalho, depois não admira que não tenha algum tempo para perceber quais os problemas que afectam a freguesia, para a qual foi eleito pelo povo.






0 comentários:

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início