Exponor não deve ser transferida para Santa Maria da Feira
domingo, 22 de junho de 2008
Edição de 20 de Junho de 2008
Pedro Tabuada exige que a nova direcção da Associação Empresarial de Portugal decida se a Exponor vai ou não ser transferida de Leça da Palmeira para Santa Maria da Feira. Essa é uma das conclusões da Conferência de Imprensa promovida pela presidente da Junta de Freguesia acerca de uma das mais importante estruturas industriais instaladas em Leça da Palmeira.
O autarca recordou que em 2008 faz dois anos e meio que foi apresentado «um Projecto de Interesse Nacional para transferir para Santa Maria da Feira o parque de exposições de Leça da Palmeira, reconvertendo o actual espaço de exposições». Anúncio esse que teve «grande impacto nos meios de comunicação social», tendo sido «fixados prazos que previam para o final de 2008 a Exponor em Santa Maria da Feira e em 2009 a reconversão do actual espaço» de Leça da Palmeira, que seria transformado na "Exponor Século XX!".
Em 2006 o projecto da Exponor XXI foi apresentado perante o ministro da Economia, prevendo-se um investimento de 300 milhões de euros e a criação de 2500 postos de trabalho directos.
Segundo Pedro Tabuada o projecto de transferência «sempre foi polémico», com a Associação Empresarial e Comercial de Matosinhos «inicialmente contra e depois a favor», a Câmara Municipal de Matosinhos «sempre a favor» e a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira «sempre contra». Reconheceu, porém que, «perante o impacto da proposta e os compromissos por todos assumidos - Ministério da Economia, AEP e Câmara de Matosinhos - demos o benefício da dúvida ao projecto».
Passados dois anos e meio «nada se passou», a Exponor permanece em Leça da Palmeira, e a Junta de Freguesia conclui que «não faz qualquer sentido» que abandone o nosso Concelho. Até porque, se a Exponor saísse da sua actual localização, «fazia-o em contraciclo com outros investimentos em Leça da Palmeira», como são o caso do IKEA e Centro Comercial adjacente, para além da ampliação do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A actual localização da Exponor «é boa para o país, Área Metropolitana do Porto, Concelho de Matosinhos e Freguesia de Leça da Palmeira», pelo que a autarquia local exige «a clarificação do actual processo, saudando a eleição da nova direcção da AEP, aproveitando para reafirmar a defesa intransigente da Exponor em Leça da Palmeira».
Pedro Tabuada, recordado da idêntica atitude do anterior presidente, Narciso Miranda, louva «a posição recentemente assumida pela Câmara Municipal de Matosinhos, de defesa intransigente da manutenção» do parque de exposições no nosso Concelho, lembrando que a AEP pretendia rentabilizar o espaço que possui em Santa Maria da Feira.
Para o autarca a transferência não «vai acontecer», já que a AEP terá chegado à conclusão de que «essa era uma decisão errada, e o bom senso prevaleceu». Defende, porém, que o equipamento instalado em Leça da Palmeira deve ser reformado, requalificado e modernizado, e continuar sempre na Freguesia, «porque não há melhor sítio», atendendo à proximidade do aeroporto e do porto de Leixões, esperando que a AEP crie condições para que não haja mais o caos de estacionamento na envolvente à Exponor.
0 comentários:
Enviar um comentário