O que chocou com Júpiter ?

quarta-feira, 22 de julho de 2009


Nasa JPL - imagem obtida com o telescópio de infra-vermelhos

A descoberta de um enorme buraco na superfície de Júpiter por um astrónomo amador está a mobilizar a comunidade científica no sentido de perceber a sua origem.

O buraco tem aproximadamente o tamanho da Terra e pode ter sido causado pelo impacto colossal de um corpo celeste de natureza desconhecida. Um cometa pode ter sido a causa da enorme cicatriz que é visível na superfície do rei dos planetas, no entanto não existem certezas que sustentem esta teoria. O objecto não foi detectado atempadamente para que pudesse ser seguido e observado antes de se despenhar contra Júpiter. Seja o que tiver sido que chocou com o planeta, o impacto foi brutal como facilmente se pode perceber pelo tamanho da cicatriz causada comparativamente com o diâmetro terrestre.

A descoberta foi feita na passada segunda-feira, por Anthony Wesley, astrónomo australiano, curiosamente no mesmo dia em que se completavam 40 anos da chegada do homem à Lua, mas mais curioso, completavam-se igualmente nesse dia 15 anos sobre os impactos dos vários fragmentos (20) do cometa Shoemaker-Levi 9 na superfície de Júpiter. Este acontecimento foi seguido por astrónomos de todo mundo em Julho de 1994, tendo igualmente sido fotografado em detalhe pelo telescópio espacial Hubble.

Quem tiver alguma curiosidade por estas coisas, Júpiter pode ser observado ao longo das próximas noites, como o ponto de luz mais brilhante que se observa na abóbada celeste logo depois da Lua. Apesar de não ter nada a haver com o choque que ocorreu na sua superfície, o planeta Júpiter tem-se apresentado nos últimos tempos com um brilho extremamente intenso e pouco usual.

1 comentários:

Daniel Gomes disse...

Admirável e misterioso, este nosso universo.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início