Aproxima-se o maior Eclipse Solar do século XXI
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Na próxima quarta-feira dia 22 de Julho, irá ocorrer o eclipse solar total mais longo do século XXI.
Infelizmente o espectáculo não poderá ser observado pelo mundo Ocidental (Europa e América), o fenómeno poderá ser contemplado no sudeste asiático e no subcontinente Indiano por mais de 2000 milhões de pessoas.
O Sol ficará completamente coberto pela Lua durante seis minutos e 39 segundos numa zona pouco habitada do Pacífico, um recorde de duração para um eclipse que só será quebrado em 2132.
A escuridão, no entanto, durará menos na Índia (entre três e quatro minutos) e em Xangai (cerca de cinco minutos). O sexto eclipse total do século tem desenvolvido um incremento especial na actividade turística e comercial da região, com centenas de turistas acautelando reservas em muitas cidades onde o fenómeno será visível.
O Parque das Esculturas de Xangai, o melhor lugar de observação da cidade, anunciou que vendeu 2.000 entradas para 22 de Julho, com óculos especiais incluídos e camisolas alusivas ao evento. Os hotéis estão lotados.
Na Índia, a agência Cox and Kings fretou um Boeing 737-700 que descolará de Nova Deli antes do amanhecer, "interceptará" o eclipse total a uma altitude de 41 mil pés (12 mil metros) e voará para leste, a fim de aproveitar ao máximo as condições de visibilidade do acontecimento.
Os 21 lugares do avião do lado do Sol foram vendidos a 1200 euros cada.
Na cidade santa de Kurukshetra, norte da Índia, espera-se a chegada de um milhão e meio de de peregrinos para se banhar durante o eclipse nas águas purificadas e contribuir assim para a libertação da alma.
Na Índia e na China, os contos e os mitos estão têm um enraizamento popular muito profundo durante estes acontecimentos astronómicos.
Os eclipses tanto significam a sorte e a fortuna como a evocação de maus presságios.
Segundo as previsões dos astrólogos orientais o eclipse de quarta-feira será "um momento muito perigoso no universo", "Se o Sol, o senhor das estrelas, está doente, então acontecerá algo de muito grave no mundo".
Na Índia, as mulheres grávidas, que programaram uma cesariana para quarta-feira, ao saberem do eclipse, decidiram reprogramar a cirurgia.
Na China Imperial, os eclipses eram presságio de catástrofes naturais ou da morte de um imperador. Estas crenças e superstições ainda não desapareceram. Astrónomos e meteorologistas temem principalmente que as nuvens em época de monção no subcontinente indiano defraudem o espectáculo.
Se o tempo estiver bom, assim que o disco solar estiver coberto, o resplender da coroa solar será visível. Veremos, inclusive, protuberâncias ou jactos de gás incandescentes projectados a milhares de quilómetros do Sol.
Mas se o céu estiver encoberto, a queda das temperaturas e a repentina escuridão serão as únicas manifestações sentidas do esperado eclipse.
0 comentários:
Enviar um comentário