Combustíveis - A roubalheira continua, e os ladrões são os mesmos

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Há cerca de um ano, o país assistiu a uma tremenda onda de contestação ao aumentos dos combustíveis. A histeria da contestação inundou os blogs , criou-se um clima de grande animosidade e crispação contra as principais gasolineiras, apelou-se ao boicote de abastecimentos na Galp e na BP, o governo e a oposição trocaram galhardetes sobre em quem recairia a responsabilidade política da coisa, houve inclusive, um bloqueio feito pelos transportes de mercadorias que causou transtornos a muita gente e quase bloqueou o país.

Nessa altura o petróleo chegou aos 150 dólares o barril e a gasolina de 95 octanas por exemplo, ultrapassou 1,5 euros /litro.

O povo português tem uma natureza dócil, pois só reage quando a vergasta dói violentamente.

Reparem que o petróleo hoje ronda os 70 dólares o barril e a gasolina tem vindo com sucessivos aumentos de 1 ou 2 cêntimos há várias semanas consecutivas, o litro da gasolina de 95 octanas custa mais de 1,35 euros/litro.

Ou seja, com o preço do barril de petróleo a cerca de metade do preço de há um ano atrás, a gasolina está quase ao mesmo preço de há uma ano atrás.

Neste jogo do lobo e do cordeiro quem ganha claramente na estratégia são os canídeos das gasolineiras. Subir o preço dos combustíveis 5 ou 10 cêntimos dá muito nas vistas, porque o Tuga é burro mas não é parvo. Então como manter os lucros acima do máximo possível?

A estratégia aparentemente é simples, sobe-se 1 ou 2 cêntimos todas as semanas, porque o Tuga anda tão distraído com a crise e com as eleições no Benfica que nem repara que está sempre a ser (fo)dido nas costas.

Os ladrões desta vez adoptaram uma nova estratégia e pelos vistos está a resultar em pleno, já que ninguém se queixa. Será que os depauperados portugueses deixaram de se abastecer nos postos de combustível?

1 comentários:

Daniel Gomes disse...

Pois é. Privatizam-se empresas que são monopólios naturais e depois, estes fazem o que querem, porque não têm incentivo a fazer o contrário.
A política no seu pior e o "Homo Economicus" no seu auge.
Muito mau...

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início