Homem na Lua - Foi há 40 anos

sábado, 18 de julho de 2009

“Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade.”



Foi com estas palavras que Neil Armstrong imortalizou o primeiro passo do homem na superfície lunar depois da aventura épica que foi a missão Apollo-11.

Foi exactamente há 40 anos, no dia 20 de Julho de 1969 que mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo puderam testemunhar via TV à alunagem do módulo "eagle".
O primeiro ser humano a deixar a marca de uma pegada na superfície lunar foi Neil Armstrong, seguido do seu companheiro de missão Edwin Aldrin, que passaram cerca de 2h e 40m fora do módulo espacial. Mike Collins, o membro mais esquecido da tripulação da Apollo-11, não chegou a pisar a Lua já que se encontrava aos comandos da nave-mãe Columbia que orbitava a Lua durante a fase de descida do módulo "eagle".

Ao longo da história das missões Apollo foram 13 os humanos que tiveram o privilégio de pisar a Lua.
A Nasa anunciou recentemente a intenção de preparar novas missões com vista a recolocar homens na Lua, num ambicioso programa que tem por objectivo construir uma estação permanente no nosso satélite natural.

Desde 2001/2002 que alguns têm especulado acerca da veracidade das imagens da chegada do homem à lua que estes nunca lá teriam posto os pés.

A NASA divulgou algumas imagens captadas pelas câmaras de alta resolução da sonda lunar (LRO -Lunar Reconnaissance Orbiter) lançada recentemente e onde segundo a Nasa, é possível distinguir os diversos módulos de algumas das missões Apollo.



3 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa,
"Homem na Lua - Foi à 40 anos"

Quando se trata de tempo é do verbo haver, portanto "foi há 40 anos".
Corrige e depois retira o comentário

O Conspirador disse...

Tem toda a razão. Agradeço a correcção, apesar de conhecer a regra que distingue a contracção da preposição "a" + o artigo definido "a", da forma verbal "há" do verbo "haver", não me apercebi da "gaffe".

Israel disse...

Comendador, com todo respeito, estas imagens tem resolução muito pobre.
Peço gentilmente que veja os vídeos na onda kaguya da JAXA agencia japonesa, filmada em 2007 e é a filmagem mais recente da lua e pela primeira vez am HD high definition.

Ninguem pode negar isto. As imagens da Selene ( kaguya) são as imagens mais recentes da lua e em alta definição.
A Kaguya sobrevoou as as areas de pouso da apollo 11 apollo 15, apollo 17 e com uma definição de 10 METROS, não avistou nenhum resquicio,nenhum material ou nave deixadda pela missão apollo.

As imagens são claras e falam por si só. Inclusive há a narração em ingles e eu entendo bem o idioma, onde o narrador declara qual area está sendo sobrevoada e há circulos marcando as areas citadas para que quem estiver assistindo possa se localizar.

agora isso que eu escrevi acima, não é citado pela NASA.
não estou aqui querendo levantar uma teoria da conspiração, apenas estou afirmando o que foi descoberto pela sonda japonesa que fez as melhores e mais recentes imagens da lua.

Se o homem foi ou não À LUA é uma discussão que cada um decida por si.

Parabéns pelo blog e pelo espaço democrático.

eXTReMe Tracker

  © Feira das Conspirações! - Santa Maria da Feira - Portugal - Maio/2008

Voltar ao Início